SPD inicia nova edição do Projeto Novas Escolhas

7 de novembro de 2018 - 12:48

Fernando Brito -Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br - (85) 3238.5090 / 9.9910.3443

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) segue investindo na reinserção social e profissional de pessoas em tratamento da dependência química. Em mais uma edição Projeto Novas Escolhas, serão ofertados cursos profissionalizantes gratuitos para acolhidos em Comunidades Terapêuticas (CTs) vinculadas à pasta.

A edição 2018 do projeto foi iniciado pela SPD na segunda-feira (5), e beneficiará, inicialmente, 180 acolhidos em nove CTs, entre homens e mulheres. Serão oferecidos cursos de mecânico de motos; doces e salgados; designer de sobrancelhas; cabeleireiro / barbeiro e serigrafia.

Na segunda fase do projeto acolhidos de outras 10 Cts receberão a capacitação, totalizando 19 cursos que serão ofertados. As aulas serão ministradas por profissionais da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social (ADES), num total de 100 horas/aula. A instituição executa políticas públicas nas áreas do trabalho e de empreendedorismo.

No primeiro dia de curso foram abordados temas como auto-conhecimento, comunicação eficaz, relações interpessoais e empreendedorismo, além da realização de dinâmicas com os alunos. A Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Copod) da SPD fará o acompanhamento das capacitações que ao final emitirão certificado de conclusão e distribuirão kits de equipamentos básicos para que possam dar os primeiros passos na nova profissão.

O secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Will Almeida, destaca que o Projeto Novas Escolhas está inserido no eixo da reinserção social e profissional de usuários de drogas, efetivado pela SPD, proporcionando o aprendizado de uma profissão e, para muitos dos beneficiados, o primeiro curso na vida com direito a receber um certificado. “O aprendizado de uma profissão é uma chance de recomeço da vida para o dependente químico em tratamento e constitui-se como etapa determinante para a reinserção integral dessas pessoas”, afirma.

Conforme o titular da SPD, a definição dos cursos ofertados no projeto ocorreu a partir da escuta dos acolhidos nas CTs, bem como a realização de pesquisa sobre ofícios que apresentam significativa demanda por profissionais especializados para o mercado de trabalho.

O gestor lembra que uma parceria firmada entre a SPD com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) tem viabilizado mais uma ação no eixo da reinserção social e profissional. Trata-se do Projeto Criando Oportunidades. Em três anos, já foram capacitadas para o mercado de trabalho mais de 650 pessoas em tratamento em CTs. Grande parte delas tem utilizado o aprendizado como fonte de renda.