Novo Corredor Religioso de Canindé é inaugurado e dará mais conforto e mobilidade aos romeiros

3 de outubro de 2019 - 21:39 # # # # #

Fhilipe Augusto - repórter
Davi Pinheiro - fotógrafo

Foto de Davi Pinheiro traz o Governador do Ceará, Camilo Santana sobre o palco, com a mão direita levantada. O governador anuncia os investimentos para cidade de Canindé. Ao lado de Camilo Santana, frades de Canindé.

O governador Camilo Santana aproveitou a oportunidade para anunciar mais investimentos na área do turismo religioso. Dessa vez, o Estado vai promover a reestruturação do entorno da estátua de São Francisco

Guiados pela fé em São Francisco, milhares de romeiros advindos dos mais variados estados brasileiros foram a Canindé para a festa do santo padroeiro do município. Em sua maioria trajados com o hábito marrom e um cordão branco com três nós, assim como se vestia o religioso, eles peregrinavam a todo momento entre os espaços de apoio aos romeiros e os templos de oração. Contudo, este ano eles foram surpreendidos com um circuito revitalizado e com mais mobilidade, fruto da conclusão da obra do Corredor Religioso, entregue à população nesta quinta-feira (3), durante a última novena da festa. A obra foi realizada pelo Governo do Ceará em parceria com a Prefeitura de Canindé.

Foto noturna de Davi Pinheiro mostra a vista superior da igreja de Canindé e do corredor cultural cheio de romeiros

A obra foi um compromisso firmado pelo governador Camilo Santana durante os festejos de 2017. Hoje, o chefe do Executivo estadual retornou ao município para acompanhar a novena final e entregar à população o espaço revitalizado ao lado da prefeita Rozário Ximenes. Camilo, que foi em procissão da Basílica de São Francisco à Praça dos Romeiros, comunicou que o Estado vai continuar investindo em ações estruturais na cidade para fortalecer a vocação local. “Hoje, estamos inaugurando esse Corredor Religioso em Canindé para receber melhor todos os visitantes e fiéis de São Francisco. Da mesma forma que vocês tiveram a oportunidade de percorrer um novo caminho com mais qualidade, todo intertravado, as calçadas padronizadas, eu quero aqui anunciar que já estamos com o projeto e vamos fazer toda a recuperação e a nova infraestrutura do entorno da estátua de São Francisco, aqui em Canindé”, destacou o govenador, que anunciou ainda que no próximo mês de dezembro vai inaugurar a policlínica do município.

Foto de Davi Pinheiro traz a romeira franciscana Maria da Penha com a igreja de Canindé ao fundo

Maria da Penha, de 56 anos, há 30 viaja várias horas da cidade de Codó, no estado do Maranhão, para agradecer em Canindé a São Francisco as bênçãos e graças alcançadas. Assídua à festa religiosa, ela percebeu assim que chegou as mudanças feitas no trecho que corresponde ao Corredor Religioso. “Com a obra a cidade ficou ainda mais bonita e ficou bem melhor de acompanhar a romaria. Essa estrutura chega em boa hora para acompanhar o crescimento da festa”, reconheceu a fiel.

A intervenção foi responsável pela requalificação da Via Processional, que liga a Avenida Francisco Campos à Igreja Cristo Redentor; pela abertura da Via Iluminada, interligando o Convento Franciscano à Praça da Basílica; e a reforma da Praça Matriz da cidade, onde está situada a Basílica. O investimento nas obras foi de R$ 2.633.175,53 e vai propiciar maior atratividade e comodidade para o turismo religioso e melhor infraestrutura e qualificação do ambiente urbano do município.

 

Responsável pelo Santuário de São Francisco, Frei Marcone enfatizou a importância da obra para a movimentação dos fiéis durante a romaria. “Além da beleza do espaço a partir de agora, nós temos também a facilidade de andar tranquilamente na procissão. Temos que preparar a cidade para os futuros romeiros e para os idosos, então, a mobilidade é muito importante para chegarmos àquele lugar das grandes celebrações, que é a Praça dos Romeiros”, disse o religioso. As mudanças foram pensadas para dar mais acessibilidade, beleza e conforto aos romeiros através de sinalização, paisagismo, iluminação e construção de estacionamento.

Turismo religioso


Mesmo tendo como objetivo principal a fé, a festa de São Francisco em Canindé movimenta também outras frentes com os cerca de 400 mil turistas que passam pela cidade no período. De produtos religiosos a roupas, calçados, adereços e alimentos. Tudo pode ser visto em barracas lojas espalhadas pela cidade. A doméstica Maria Lúcia Abreu é um desses comerciantes sazonais que aproveitam a festa para ter um ganho extra. “Comecei vendendo bijouterias nesse período e depois passei a vender comida. Hoje vendo quentinha, bolo, café, caldo. Graças a Deus vendo bastante e isso ajuda demais lá em casa”, comemora a senhora.

A Festa de São Francisco acontece desde o dia 24 de setembro último e se encerra nesta sexta-feira (4), com uma missa na Basílica. O Santuário de São Francisco recebe, em média, 400 mil fiéis nesse período do ano. Os festejos deste ano têm como temática central desse ano aponta para a temática “Façam o bem: sejam meus imitadores como sou do Senhor”.Canindé é considerada a “Meca Nordestina” por receber milhares de romeiros que buscam conseguir vitórias através da fé e devoção a São Francisco.

 

Ouça

O chefe do Executivo estadual retornou ao município para acompanhar a novena final e entregar à população o espaço revitalizado ao lado da prefeita Rozário Ximenes. O governador Camilo Santana, que foi em procissão da Basílica de São Francisco à Praça dos Romeiros, comunicou que o Estado vai continuar investindo em ações estruturais na cidade para fortalecer a vocação local.

Ainda durante a romaria, o governador Camilo Santana anunciou também que o Estado vai iniciar processo de licitação para urbanizar o entorno da Estátua de São Francisco, que anualmente recebe romeiros de todo o Brasil.

Responsável pelo Santuário de São Francisco, Frei Marcone enfatizou a importância da obra para a movimentação dos fiéis durante a romaria.