Núcleo de educação do Detran-CE visita idosos internados no IJF

4 de outubro de 2019 - 17:10 # # # # #

Joseane Oliveira - Ascom do Detran-CE
Romário Pinheiro - Foto

Visita a idosos internados no IJF

Os idosos que estão internados na Unidade de Traumatologia do Instituto Dr. José Frota, em Fortaleza, receberam na tarde desta sexta-feira (04) a visita da equipe de Educação para o Trânsito do Detran-CE para ,através de uma conversa aberta e acolhedora, dar orientações sobre cuidados e segurança no trânsito.

A ação faz parte da programação que está sendo realizada pelo Hospital em alusão à Semana do Idoso, iniciada em 01 de outubro, que marca o Dia Internacional da Pessoa Idosa. Segundo as estatísticas da unidade de saúde, a maioria dos idosos internados foram vítimas de atropelamento ou acidentes envolvendo motocicletas.

Antônio Rodrigues da Costa, agricultor de 53 anos, natural de Pedra Branca, recupera-se de uma fratura no tornozelo esquerdo, em decorrência de um acidente de moto. “Sempre uso capacete e bota, mas nesse dia, peguei uma carona para ir pertinho, na casa de outro amigo e achei que não precisava. Quando ele parou a moto para eu descer, uma mulher, pilotando outra moto e olhando para o lado oposto, bateu e nos derrubou. Orientações como essa são sempre muito importantes para que não volte acontecer”, contou Antônio para o educador de trânsito Alexandre Honório.

As limitações físicas trazidas pela idade são condições que devem ser observadas pelos idosos e seus familiares. A velocidade de caminhar mais reduzida influencia diretamente no tempo de travessia de um idoso numa via, por exemplo. Dicas como olhar sempre para os dois lados, independente do sentido da rua e garantir que está sendo visto pelo motorista são importantes para garantir a segurança dos pedestres, em especial, aqueles de mais idade.

Além da visita aos hospitais, o Núcleo de Educação do Detran-CE recebe durante todo o ano, centenas de idosos nas sedes das escolas de educação para o trânsito, situadas em Fortaleza e Sobral. Desde que passou a oferecer visitas para este público, quase 2.000 idosos de instituições e abrigos receberam as orientações e participaram das atividades promovidas pelas Escolas, incluindo um Concurso de Desenho, cuja premiação é entregue durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, em 25 de setembro.

Na próxima quarta-feira (11), mais uma ação educativa será realizada também no IJF, dessa vez, com as crianças internadas na pediatria que assistirão à peça “Chapeuzinho no Vermelho” e, de forma lúdica e divertida, poderão aprender conceitos de segurança no trânsito.