HSJ participa da Campanha Mundial de Cuidados Paliativos

9 de outubro de 2019 - 10:47 # # #

Ascom Hospital São José

No próximo dia 12 de outubro será comemorado o Dia Mundial de Cuidados Paliativos. Uma data de ação unificada para comemorar e apoiar os Cuidados Paliativos em todo o mundo. O Hospital São José, unidade de saúde da rede estadual do Governo do Ceará e referência no tratamento de doenças infecciosas, através do Serviço Especializado de Cuidado Paliativo, participa da campanha internacional da The Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA). Com o tema “Meu cuidado, meu direito” e alinhada aos preceitos da Organização Mundial da Saúde (OMS). A campanha tem o objetivo de tornar o cuidado paliativo um direito universal.

Um dos personagens da história dos cuidados paliativos no HSJ é o André Rosa. Na foto tirada na porta do cinema está o estudante de 23 anos, um primo e a satisfação de escolher um filme depois de 32 dias de UTI, 27 dias de internação na enfermaria e mais outros 60 dias de acompanhamento domiciliar por conta de uma infecção grave. “Foi um tratamento difícil. Eu não esperava mais andar, falar. Eu achava que nem sairia mais do hospital. E quando a equipe de cuidados paliativos do Hospital São José chegou, minha família achava que não haveria mais nada o que fazer comigo. Que nada, a batalha estava só começando e nós vencemos”, lembra emocionado.

Cuidado Paliativo

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cuidados paliativos são abordagens de pessoas com doenças graves que limitam o tempo de vida. É uma forma de cuidado que visa garantir a qualidade de vida e controlar, tratar o sofrimento seja físico, social, emocional ou espiritual.“Cuidado paliativo não é deixar de cuidar. É garantir que a melhor forma de tratamento seja oferecida a pessoa que precisa de maior suporte”, afirma a coordenadora da equipe de cuidados paliativos do Hospital São José, Juliana Ferragut. O serviço especializado de cuidados paliativos do Hospital São José existe há quase dois anos com equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e outros profissionais.

Jornada

Dentro da programação da data, profissionais do HSJ e estudantes participarão com depoimentos e debates científicos da I Jornada De Cuidados Paliativos, promovida pela Sociedade Cearense de Infectologia. A Jornada acontece no dia 11 de outubro, no auditório do Dom Almeida Lustosa, situado a rua Nestor Barbosa, 315.