Profissionais de segurança pública recebem título de especialista em colação de grau na Aesp

11 de outubro de 2019 - 17:49 # # #

Ascom Aesp

Profissionais de segurança pública recebem título de especialista

O evento aconteceu na noite dessa quinta-feira (10) e marcou a conclusão dos primeiros cursos de pós-graduação promovidos pela Aesp.

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, na noite dessa quinta-feira (10), solenidade de Colação de Grau do Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública (Cegesp) e do Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública (Ceaesp). A cerimônia aconteceu no auditório principal da Instituição e reuniu formandos, familiares e autoridades da segurança pública cearense.

O evento marcou a conclusão dos primeiros cursos de especialização lato sensu promovidos pela Aesp e concedeu o título de especialista para 58 profissionais de segurança pública, incluindo policiais civis e militares, bombeiros militares e servidores da Pefoce.

“Esta é a primeira vez que a Academia Estadual de Segurança Pública oferta cursos de especialização com o reconhecimento do Conselho Estadual de Educação. Esses cursos são pioneiros na segurança pública do Estado e essas duas turmas marcam um novo tempo, porque teremos gestores, diretores e chefes de departamento com um conhecimento muito mais avançado na área de gestão, de estratégia, com mais qualidade técnica e a sociedade cearense é quem ganha”, pontuou o diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior.

A entrega dos diplomas foi o ponto alto da solenidade, arrancando aplausos de alegria e emoção dos novos especialistas e seus familiares. Uma das formandas da noite foi a tenente-coronel da Polícia Militar, Albanita Ferreira Lima, que obteve o primeiro lugar geral na classificação final do Ceaesp. Homenageada com o diploma de honra ao mérito intelectual, ela falou da alegria de concluir mais uma etapa na carreira. “Pra mim está concluindo este curso, mostra a força da segurança pública do estado do Ceará através das suas vinculadas. A turma durante esses meses se uniu bastante, eu acho que o ponto principal foi essa integração”, declarou a oficial.

A aluna do Ceaesp, que também é coordenadora do Colégio da PM Coronel Hervano Macedo Junior (CPMCHMJ), em Juazeiro do Norte, destaca a importância da capacitação para sua atuação profissional. “Tivemos disciplinas inovadoras de grande importância para quem é gestor e para quem vai ser, e eu acredito que nós entramos de uma forma e nós saímos diferentes, profissionais mais sensibilizados com os problemas da segurança pública, com o mister que a gente tem diariamente, e eu acredito que quem ganha é a nossa sociedade, com profissionais mais integrados e muito mais capacitados”, finalizou a Albanita.

Prestigiaram a solenidade o coronel-comandante geral da PMCE, Alexandre Ávila de Vasconcelos; o comandante-adjunto do CBMCE, coronel Clayton Bastos e o delegado geral da Polícia Civil, Marcus Rattacaso.

A capacitação

O Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública e o Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública foram promovidos pela Aesp, por meio da Célula de Pós-graduação, entre os meses de novembro de 2018 e agosto de 2019 com o objetivo de propiciar aos profissionais da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e da Perícia Forense, as condições necessárias para angariar, aprofundar, refletir e produzir conhecimentos voltados para a gestão estratégica e institucional, nas áreas da segurança pública, defesa civil, cidadania e direitos fundamentais.

Além de promover a especialização dos alunos, os cursos, que tiveram 592 horas/aula, também prepararam seus participantes para o exercício de funções em nível de comando, chefia, coordenação e assessoramento das instituições ligadas ao sistema de segurança pública. Sobretudo para os militares, já que para estes, os cursos também tem o viés de habilitação para a ascensão funcional.

Para os militares, o Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública equivale, ao antigo Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do quadro de combatentes e desta forma proporcionou aos capitães da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, os saberes necessários para a futura promoção ao posto de major.

Já o Curso de Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública, equivale para todos os fins ao Curso Superior de Segurança Pública (CSSP) e proporcionou a atualização e ampliação dos conhecimentos profissional, técnico e humanístico dos oficiais superiores das corporações militares estaduais para que estes ascendam ao posto de coronel.