Sessão educativa sobre diabetes será realizada nesta quinta-feira (14)

12 de novembro de 2019 - 11:52 # # # #

Suzana Mont'Alverne - Ascom Sesa Texto
Jeorge Farias Arte gráfica

Banner do dia mundial da Diabetes

O bem-estar e a qualidade de vida de uma pessoa com diabetes, assim como a prevenção das complicações que a doença mal controlada acarreta, só é possível através da educação. O Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), do Governo do Ceará, realizará na manhã de quinta-feira (14), sessão educativa voltada para os pacientes que estão iniciando o tratamento e também para aqueles que convivem a mais tempo com a doença, mas que abandonaram o tratamento.

Dúvidas, medo e inseguranças são sentimentos que comumente acompanham o diagnóstico positivo. A doença não tem cura e exige mudanças na rotina e no estilo de vida permanentes, por isso, é comum que haja desistência do tratamento. “Optamos por reunir pacientes em diferentes estágios. Queremos que aqueles que estão iniciando o tratamento se familiarizem e se empoderem deste cedo sobre o autocuidado e que aqueles que se descuidaram voltem a se olhar. A troca de experiências é uma ótima forma de educar”, comenta Adriana Forti, endocrinologista e diretora do CIDH.

Idas regulares ao médico; monitoração da glicemia e hiperglicemia; cuidados com os pés, com a saúde bucal, além do uso correto dos medicamentos serão alguns dos temas abordados pela equipe multidisciplinar do Centro.

Assistência

Para o primeiro atendimento no CIDH, o paciente portador de diabetes e hipertensão é encaminhado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios. Inicialmente é atendido pelo setor de enfermagem, para avaliação do seu histórico e aferição da pressão, peso corporal e glicemia capilar. Então é encaminhado para o médico. A depender da necessidade que este paciente apresente, ele poderá ser avaliado pelo clínico, endocrinologista, cardiologista, nefrologista, vascular, neurologista e oftalmologista.

Também será encaminhado ao nutricionista para orientações sobre conduta alimentar e ao fisioterapeuta, caso haja necessidade. Os pacientes são atendidos primeiramente na atenção primária, visto que a consulta no CIDH é complementar ao tratamento na atenção básica. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas.

Serviço

Sessão Educativa para pacientes
Data: 14 de novembro (quinta-feira)
Horário: 8h às 11h
Local: Auditório do CIDH (Rua Silva Paulet, 2406 – Dionísio Torres)