Jovens cearenses medalhistas dos Jogos Escolares 2019 recebem certificação do Governo do Ceará

3 de dezembro de 2019 - 18:41 # # # #

Daniel Herculano Texto
Davi Pinheiro Fotos

Recepcionados pelo governador no Palácio da Abolição, alunos cearenses voltaram com um total de 52 medalhas, sendo 16 medalhas de ouro, 13 de prata e 23 de bronze

Uma tarde memorável para atletas e paratletas cearenses. Depois de representarem o Ceará com muito brio nos Jogos Escolares 2019, com um total de 52 medalhas entre atletas e paratletas, os estudantes foram recepcionados pelo governador do Ceará, Camilo Santana, no Palácio da Abolição, nesta terça-feira (3).

A paratleta Ana Clara Carvalho, de 14 anos, teve 100% de aproveitamento ao nadar quatro provas e ganhar medalha de ouro em todas elas. A cearense ainda saiu da competição com dois recordes nacionais, e o índice para disputar o brasileiro, no qual ganhou a medalha de bronze nos 50 metros livre. Visivelmente emocionada, falou um pouco de como começou e de onde pode chegar. “Eu sempre gostei muito de água, e depois que meu pai viu uma matéria na televisão sobre paratletas, eu sai da hidroginástica para a natação competitiva. Agora nado profissionalmente e sonho com as Paralimpíadas de 2024 em Paris, agora falta só índice”.

Também presente no evento, a atleta Raquel Rebouças foi responsável por trazer o primeiro ouro na ginástica rítmica para o Ceará, no aparelho de corda, entre 12 a 14 anos. “Praticar esporte já nos desenvolve não apenas fisicamente, mas também nos transforma como pessoas, e prova que sempre no esforço a gente consegue atingir nossos objetivos, quem sabe um dia não consiga entrar na seleção brasileira e disputar uma Olimpíada?”, disse a jovem que também ganhou duas medalhas de bonze na competição.

O Ceará já é conhecido pelos bons índices de educação, mas aliar educação e o esporte sempre dá bons resultados. É o que acredita o governador Camilo Santana. “O estado bancou passagens aéreas, uniformes e treinamento desses atletas e paratletas, pois acreditamos nessa política do incentivo dos alunos, que mexe com o rendimento escolar, melhora a autoestima, e a prática de esporte é importante não só para o desenvolvimento físico, mas também mental e social, é uma das prioridades do nosso governo, como o bolsa-esporte, as areninhas e muitos outros programas sociais”, afirma o governador que entregou certificados de honra ao mérito aos integrantes da delegação.

Maior delegação

Foi um ano de recordes para a secretaria de Esporte de Juventude, que conseguiu mandar a maior delegação dos últimos anos, com 328 atletas no total, que é coroado com o reconhecimento do Estado, como uma forma de incentivar não apenas a medalha, mas também a participação. “Numa grata coincidência, hoje que é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, estamos aqui com 33 paratletas medalhistas numa grande festa de reconhecimento pelos seus feitos no esporte, que tem esse importante papel de incluir socialmente esses jovens, que possuem algum tipo de deficiência somente física, porque na cabeça eles são grandes vencedores da vida. E que nos anos seguintes todos atletas e paratletas possam trazer mais medalhas para o nosso Estado”, comenta o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro.

Na edição em Blumenau, Santa Catarina, que foi realizada no período de 15 a 21 de novembro, os esportistas cearenses conquistaram 5 medalhas de ouro, 4 de prata e 10 de bronze, representando o Estado no pódio da competição por 19 vezes. Já nas Paralimpíadas Escolares, entre os dias 20 e 22 de novembro, em São Paulo, os atletas conquistaram 33 medalhas para o Ceará no total, sendo 11 medalhas de ouro, nove de prata e 13 de bronze.

 

 

Ouça

O Ceará já é conhecido pelos bons índices de educação, mas aliar educação e o esporte sempre dá bons resultados. É o que acredita o governador Camilo Santana.

Foi um ano de recordes para a secretaria de Esporte de Juventude, que conseguiu mandar a maior delegação dos últimos anos, com 328 atletas no total, como destaca o secretário do Esporte do Ceará, Rogério Pinheiro.