Semana da Diversidade Sexual Luis Palhano Loiola é marcada por programação on-line

26 de junho de 2020 - 17:18 # # # #

Ascom SPS

“O Ceará é de todxs, orgulhe-se da luta!” é o tema da Semana da Diversidade Sexual Luís Palhano Loiola que a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) realiza a partir de segunda-feira (29), até a próxima sexta-feira (3), em celebração ao 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBT. No Ceará, a data tem uma semana de celebração que homenageia o ativista e doutor em Educação pela UFC, Luís Palhano Loiola. Para celebrar a data, a SPS promove uma série de atividades, com lives, cursos de capacitação, palestras, debates e homenagens.

Neste ano, a semana não poderia não abordar a doação de sangue por homosssxuais. Decisão recente do Supremo Tribunal Federal permitiu a doação de sangue por todxs e o Ceará foi o primeiro Estado a cumprir a medida. Assim, as atividades da Semana começam com a capacitação dos profissionais de saúde do Hemoce, na tarde de segunda-feira, 29/6. As equipes serão treinadas para o acolhimento humanizado da população LGBT. “Vamos capacitar as equipes de saúde dos hemocentros para que passem a receber essa demanda reprimida e discriminada por vários anos”, anuncia o coordenador de Políticas Públicas para LGBT, Narciso Júnior.

“A Semana Luís Palhano Loiola é emblemática, é um marco legal dos direitos da população LGBT. É uma semana de muitas ações e debates, de enfrentamento à homofobia institucional, mas também para nos orgulharmos da diversidade em nossa sociedade, para que a gente se orgulhe dos avanços na política pública para essa população e para que a comunidade LGBT se orgulhe de suas conquistas que também são nossas”, destaca a secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Lia Gomes.

Na terça-feira (30), às 18h, no Instagram @direitoshumanosce, será realizada a live “LGBTfobia é crime, sim!” com a advogada transexual e presidente do grupo pela Vida Rio, Maria Eduarda. Na quarta-feira, 1º de julho, haverá capacitação on-line da rede socioassistencial das cidades de Guaramiranga e Jardim. Sob o tema “Assistência social é de todxs: Prevenção e enfrentamento da LGBTfobia à promoção e defesa dos direitos humanos da população”.

“Essa será mais semana para celebrarmos o nosso orgulho pelos direitos conquistados, o direito de amar e de ser feliz, uma semana para contarmos histórias de superação e mostrar ao movimento LGBT os avanços conquistados nas áreas assistenciais, sociopolítica e jurídica”, comemora a orientadora da Célula de Programa e Projetos da COLGBT, da SPS, Samila Aires.

Na quinta, às 16h, também pelo Instagram, será promovido o debate “Vidas PositHIVas importam!”, com a palestrante Sabrina Luz. O encerramento da Semana, será na sexta-feira, 3/7, com um bate-papo sobre LGBT e racismo. “Como ser LGBTI+ em um corpo preto numa sociedade racista” é o tema da conversa entre a coordenadora especial de políticas públicas para igualdade racial da SPS, Zelma Madeira, a jornalista e coordenadora especial da diversidade sexual de Fortaleza, Dediane Souza, e o pedagogo e coordenador do Núcleo de Diversidade Sexual de Sobral, Rogeres Sabóia. A transmissão será no Instagram @direitoshumanoscem, às 19h.

Programação da Semana

Dia 29/6 – Capacitação dos profissionais do Hemoce “TodEs gotas salvam!”, das 14 às 17hs (plataforma própria)

Dia 30/6 – Live LGBTfobia é crime, Sim!”, às 18 horas, no Instagram @direitoshumanosce, com Maria Eduarda, Advogada e Presidente do grupo pela Vidda Rio.

Dia 1/7 – Capacitação da Rede Socioassistencial das Cidades de Guaramiranga e Jardim, das 14 às 17 horas

Dia 2/7- Live: O que te faz querer desistir hoje? Vidas PositHIVas importam! Com Sabrina Luz, às 16 horas, no Instagram @direitoshumanosce

Dia 3/7 -Live: “Como ser LGBTI+ em um corpo preto numa sociedade racista”, com a Coordenadora Especial de Políticas Públicas para Igualdade Racial do Ceará, Zelma Madeira; a jornalista e Coordenadora Especial da Diversidade Sexual de Fortaleza, Dediane Souza, e o pedagogo, especialista em gestão de pessoas e coordenador do Núcleo de Diversidade Sexual de Sobral, Rogeres Sabóia, às 19 horas, no Instagram.

 

Ouça:

Para celebrar a data, a SPS dá andamento a uma série de atividades, como explica o coordenador de Políticas LGBT, Narciso Junior.