Brigadistas florestais debelam incêndio no Parque Estadual do Cocó

3 de agosto de 2020 - 17:41 # # # # # #

Ascom Sema

Nesta segunda (3), pela manhã, brigadistas florestais do Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Previna), da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), com o auxílio do Corpo de Bombeiros e apoio do BPMA, conseguiram debelar um incêndio florestal no Parque Estadual do Cocó, numa área de matagal, com vegetação flutuante sobre a planície fluvial alagável, que fica entre o bairro Salinas e o Conjunto Tasso Jereissati (Jardim das Oliveiras).

Segundo Leonardo Borralho, coordenador do Previna e técnico da Sema, a área é de difícil acesso com “mato muito alto e água na cintura com muita lama. A mobilidade é reduzida. Com a elaboração de linha de defesa, e fazendo o isolamento da vegetação, obtivemos êxito”.

O helicóptero da Ciopaer foi acionado e veio prontamente, mas quando chegou o fogo já estava controlado com a linha de defesa. Apesar do impacto, os danos foram reduzidos, com nenhuma espécie arbórea atingida e as edificações a salvo, com a salvaguarda da mata nativa e sua biodiversidade.

Borralho acrescentou que este tipo de vegetação aquática “se regenera muito rápido, pois a parte submersa na água não queima, apenas a parte superficial”.