CBMCE entrega certificados para turma concludente do Projeto Kitesurf Guarda-Vidas

3 de agosto de 2020 - 17:46 # # # #

Ascom CBMCE

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CMBCE), por meio de bombeiros militares integrantes do projeto “Kitesurf Guarda-Vidas”, realizou a entrega dos certificados para os concludentes do projeto. A ação ocorreu no sábado (1°), na Vila do Kite, localizada na Barra do Ceará, na Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) do Ceará. A turma foi a primeira formada no ano de 2020, pois em razão da pandemia do novo coronavírus, as atividades foram paralisadas.

O Projeto Kitesurf Guarda-vidas existe desde o ano de 2013, e já conta com mais de 360 kitesurfistas formados. O trabalho tem fundamental importância, não só pela prática da atividade física, mas principalmente pela ações de prevenção e resgate de afogados. O projeto atua no treinamento dos instrutores e praticantes, com noções de salvamento aquático, atendimento pré-hospitalar, análise de segurança e técnicas de resgate com kite.

O tenente coronel Gledson Rodrigues, atual coordenador do projeto, comentou sobre a formação da nova turma. “Assim que for autorizada a retomada do projeto, teremos várias turmas para formamos até o final deste ano. É uma iniciativa que engloba várias vertentes e que tem grande importância para o Corpo de Bombeiros. Como o nosso estado é um dos principais destinos dos kitesurfistas, o Kitesurf Guarda-Vidas tem uma importância gigantesca para os praticantes da modalidade. Principalmente se tratando da prevenção de afogamentos em nossas praias e lagoas”, ressaltou o coordenador.