Secretaria da Saúde inicia fiscalização nas academias

4 de agosto de 2020 - 17:54 # # # #

Suzana Mont'Alverne - Texto
Jeorge Farias - Arte Gráfica

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) deu início ao cronograma de fiscalizações das academias em Fortaleza. Na tarde desta terça-feira (4), os fiscais da Vigilância Sanitária estiveram em uma academia localizada no bairro Aldeota. A vistoria tem como objetivo garantir o cumprimento das medidas de segurança previstas em Decreto Estadual.

“Para que o funcionamento dessa cadeia de estabelecimentos seja permitida, alguns protocolos devem ser obedecidos. O primeiro deles é a redução de ocupantes. As academias devem manter um funcionamento de 30%. A limpeza do ambiente, o agendamento e o uso das máscaras são algumas das exigências avaliadas”, explica a coordenadora da Vigilância Sanitária da Sesa, Dolores Fernandes.

As vistorias são realizadas pelos órgãos de Vigilância Sanitária da Sesa e da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS). “As instituições fiscalizadoras cobrarão o cumprimento de todas as exigências necessárias para um funcionamento seguro em relação a prevenção da Covid-19”, reforça Dolores.

A liberação do funcionamento de academias na capital cearense está prevista na 4ª fase do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais do Estado.

Fiscalização

Na primeira etapa da 4ª da fase, a Sesa realizou 740 fiscalizações em espaços como praças de alimentação, estabelecimentos de saúde, restaurantes, mercados públicos, indústrias e shoppings.

 

Ouça:

Dentre outros protocolos, para as academias se manterem funcionando, devem cumprir das as medidas de segurança previstas em Decreto Estadual, como explica a coordenadora da Vigilância Sanitária da Sesa, Dolores Fernandes.

A coordenadora Dolores Fernandes atenta para a continuidade da fiscalização de outros equipamentos da cidade, mesmo com o foco nas academias.