Acesso Rápido

Do que você precisa?

Telefones Úteis

17ª Policlínica do Ceará é inaugurada em Barbalha, no Cariri PDF Imprimir

Poli Barba Inau"A nossa intenção é criar um sistema de Saúde que possa tratar a população mais carente e com isso melhorar a vida dos cearenses que não têm condições de pagar um plano de saúde". Definiu o governador Cid Gomes ao inaugurar, ao lado do secretário Ciro Gomes, a 17ª policlínica do Governo do Estado, em Barbalha, no Cariri, na terça-feira (17). Cid destacou que até o final do seu Governo, a intenção é inaugurar 22 policlínicas, o Hospital Regional do Sertão Central em Quixeramobim - que se somará ao Hospital Regional do Cariri e o Hospital Regional Norte - e assim, "dotar o Estado com o melhor sistema de saúde pública do Brasil".

 

Para o prefeito de Barbalha, José Leite, a gestão do governador Cid Gomes será um divisor de águas."Governador, o povo do Ceará vai ser eternamente grato pelo que está sendo feito no Estado", disse José Leite.

 

Poli Barba Inau2A nova rede de saúde da macrorregião do Cariri já tem policlínicas regionais inauguradas em Brejo Santo, Campos Sales, Icó e Iguatu, e há mais uma em construção no Crato. A Policlínica João Pereira dos Santos vai garantir consultas com especialistas e realização de exames complexos à população de 396 mil habitantes dos municípios da 20ª região de saúde: Barbalha, Caririaçu, Granjeiro, Jardim, Juazeiro do Norte e Missão Velha. Na policlínica regional, tipo II, os moradores farão consultas em 13 especialidades médicas: neurologia, angiologia, endocrinologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia e traumato-ortopedia. Terão também acesso a exames complexos.

 

Poli Barba Inau3Além da tomografia computadorizada, a população realizará outros importantes exames para diagnóstico mais precisos e detalhados, como o eletroencefalograma, endoscopia respiratória, radiologia convencional, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria e ainda coleta de patologia clínica.

 

Instalada na rodovia Leão Sampaio, que liga os municípios de Barbalha e Juazeiro do Norte, por trás do Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), no antigo campo de futebol do Colégio Santo Antônio, a Policlínica João Pereira dos Santos foi construída e equipada com recursos do Tesouro do Estado, no total de R$ 12.976.873,07. Com a policlínica em Barbalha, aumenta para 17 policlínicas regionais inauguradas pelo governador Cid Gomes. As outras ficam em Tauá, Baturité, Camocim, Pacajus, Brejo Santo, Acaraú, Itapipoca, Aracati, Sobral, Campos Sales, Icó, Quixadá, Caucaia, Russas, Iguatu e Tianguá. Há mais cinco policlínicas sendo construídas em Limoeiro do Norte, Crateús, Canindé, Maracanaú e Crato. No total, são 22 policlínicas regionais que integram a nova rede de assistência à saúde, formada também por 19 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs regionais), com 17 já abertos e atendendo à população.

 

Poli Barba Inau4Participaram ainda da solenidade o vice-governador Domingos Filho; o secretário chefe da Casa Civil Arialdo Pinho; o secretário chefe do Gabinete do Governador Danilo Serpa; o secretário das Cidades, Carlo Ferrentini; o ex-ministro Leônidas Cristino; os prefeitos de Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda, Jardim, Caririaçu, Granjeiro, além do presidente da Assembleia, José Albuquerque, e os deputados estaduais Camilo Santana, Mauro Filho e Sineval Roque.

 

18.12.2013

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3466.4898)

Bruno Morais - Cariri

 

Serviços

Calendário

Setembro 2014
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30

Governo do Estado do Ceará - Palácio da Abolição - Av. Barão de Studart, 505 - Meireles, Fortaleza - Ce - CEP: 60.120-013 - Ver localização no mapa
Fone: (85) 3466.4000

© 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.