20 Anos da Política de Mestres e Mestras da Cultura Tradicional no Ceará: Comemorações no Sertão Central

21 de agosto de 2023 - 15:58 # # #

Ascom Secult - Texto

Seminário, exposições, mesa-redonda, formações, oficinas e uma terreirada cultural integram a programação do Seminário que reforça o legado das artes e saberes tradicionais, voltados para a valorização das políticas dos Mestres e Mestras.

Entre os dias 21 e 23 de agosto, a Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), no Sertão Central, realiza o Seminário “Memória, Tradição e Salvaguarda”, celebrando os 20 anos da Política dos Mestres e Mestras da Cultura Tradicional Popular do Estado do Ceará.

O evento é gratuito e inclui diversas atividades como exposições, mesa-redonda, formações, oficinas e uma terreirada cultural, celebrando o legado das artes e saberes tradicionais, voltados para a valorização das políticas dos Mestres e Mestras. Podem participar do Seminário gestores culturais, pesquisadores, artistas e toda comunidade interessada na temática.

“É de extrema relevância e importância celebrar os 20 anos de uma política pública de Cultura. Esta é uma celebração pela continuidade de uma política, mas fundamentalmente pela sua relevância e pela sua importância. Uma política de patrimônio cultural e material que valoriza, que salvaguarda os mestres e mestras da cultura popular tradicional aqui do Estado do Ceará, que são nossos guardiões e guardiãs da cultura cearense”, enfatiza Luisa Cela, Secretária da Cultura do Ceará.

Com 20 anos de existência, a Política dos Mestres da Cultura (Lei 13.351/2003) é uma ação pioneira no Brasil, ao reconhecer e fomentar os saberes e fazeres tradicionais da cultura popular. “É uma alegria muito grande poder realizar esse seminário e fundamentalmente celebrar a existência dessa política. E, mais importante ainda, celebrar a existência dos nossos mestres e mestras que tanto nos inspiram, que tanto nos ensinam e que tanto cuidam das novas gerações, na preservação de uma tradição, ensinamentos que passam de geração em geração, guardando e preservando aquilo que é fundamental na nossa identidade, o ser cearense. Então, viva a cultura do Ceará”, completa Luisa Cela.

Preservação e Salvaguarda

“Será um momento para pensarmos e compartilharmos juntos as responsabilidades e o cuidado mais efetivo com os mestres e mestras da cultura. É dever de toda a sociedade esse cuidado”, destaca Michelle Maciel, coordenadora executiva da Casa da Saberes Cego Aderaldo. “É importante o diálogo intersetorial com as demais pastas do poder público, para que o compromisso da salvaguarda desses saberes e fazeres da cultura popular seja garantido, visto que, é uma pauta que está sendo construída”, acrescenta a coordenadora.

Para Pedro Igor, gestor da Casa de Antônio Conselheiro, equipamento da Secult, localizado em Quixeramobim, o Ceará foi um dos pioneiros na preservação e salvaguarda de seu patrimônio imaterial. “Esse marco surgiu por meio da criação de uma política estadual que reconheceu e apoiou os esforços dos Mestres e Mestras da Cultura Tradicional Popular. Isso permitiu que o Estado assegurasse a continuidade dessas figuras no compartilhamento de seus conhecimentos e vivências com as gerações vindouras. Esse notável feito permanece como um modelo para o Brasil e, após duas décadas, ainda mantém sua força como uma ação política enraizada e robusta, necessitando ser expandida e fortalecida”, finaliza o coordenador.

As Leis

Após duas décadas, desde a elaboração da Lei, pela então secretária da Cultura do Estado, Cláudia Leitão, é importante analisar, debater e fortalecer a atual Lei dos Tesouros Vivos, 13.842/2006. Uma política de grande relevância que reconhece as pessoas naturais, os grupos e as coletividades dotados de conhecimentos e técnicas de ações culturais cuja preservação e transmissão são reconhecidas e representativas para importante referencial da Cultura Cearense.

“No Ceará, o Registro dos Mestres da Cultura Tradicional Popular é instituído de forma pioneira no Brasil, a partir da Lei 13.351 de 22 de agosto de 2003. Desde então, a Secretaria da Cultura do Ceará tem avançado na formulação e implementação de uma política pública que reconhece a importância estratégica dos saberes e fazeres ancestrais para o desenvolvimento com envolvimento. Se no plano federal, a invisibilidade dos mestres e mestras se perpetua, no Ceará o movimento se dá no sentido oposto. Viva!”, ressalta Cláudia Leitão, ex-secretária da Cultura do Ceará (2003-2006) e ex-secretária da Economia Criativa no Ministério da Cultura (2011 e 2013).

Programação

Com programação gratuita e aberta ao público, durante o evento será realizado o Cine Beija-flor, lançando a websérie “Seres Ancestrais”, produzida pela Casa de Saberes Cego Aderaldo e Casa de Antônio Conselheiro. A série leva a direção artística de Alênio Alencar e Jaiane Sousa, e tem por objetivo registrar a vida desses seres de criação, tradição e memória, imaginação e transmissão. A atividade ocorrerá no dia 21, às 20h30, e trará histórias de vida de 22 (vinte dois) Mestres e Mestras da Cultura do Ceará, em 4 (quatro) episódios.

Durante os 3 dias de atividade, o público poderá participar ainda de oficinas, do lançamento de exposição, de mesa redonda e rodas de conversas. A programação encerra com a terreirada cultural no Distrito de Cipó dos Anjos, Comunidade Boa Água – em Quixadá. O Seminário traz uma ampla participação dos mestres e grupos titulados, sendo uma oportunidade de vivenciar esses dias conhecendo e aprendendo com cada um deles.

Serviço

Seminário de Celebração dos 20 anos da Política dos Mestres e Mestras da Cultura Tradicional Popular do Estado do Ceará

De 21 a 23 de agosto, de 2023

nas Casas de Saberes Cego Aderaldo (Quixadá) e Casa de Antônio Conselheiro (Quixeramobim)
Gratuito e aberto ao público

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

sujeita a alterações

Dia 21 de agosto (segunda-feira)

19h – Lançamento da Exposição “Mestres de Tradição: entre sons, brincadeiras e artesanias”

Presença: Luisa Cela – Secretária Executiva da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/SECULT-CE; Rachel Gadelha – Diretora-Presidenta na Instituto Dragão Do Mar – IDM; Jéssica Chuab – Coordenadora de Patrimônio Cultural e Memória – COPAM/SECULT-CE.

19h30 – Apresentação Cultural – Sanfoneiro Luiz Paulo

20h – Lançamento do álbum “Seres Ancestrais” – trilha sonora

Convidado: José Marcos

20h30 – Lançamento da Websérie Seres Ancestrais

Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo – Quixadá

Dia 22 de agosto (terça-feira)

8h30 – Mesa Redonda: “20 anos da Política dos Mestres da Cultura do Ceará: memória, tradição e salvaguarda.”

Convidados da Mesa: Mestre Aldenir, tradição Reisado (Crato); Cláudia Leitão – UECE; Lourdes Macena – IFCE; Jessica Ohara – COPAM/SECULT/CE

Mediação: Pedro Igor – Gestor da Casa de Antônio Conselheiro

Local: Câmara de Dirigentes Lojistas de Quixadá (CDL)

14h00 – Roda de conversa “Censo Demográfico dos Mestres e Mestras dos Tesouros Vivos do Estado do Ceará”

Mesa: Jaiane Sousa (Autora) e Alênio Alencar (Orientador)

Convidados: Mestra Carla – tradição Capoeira (Fortaleza), Mestre Cacique Sotero – tradição Indígena (Aratuba) e Mestre Lula – tradição Capoeira (Fortaleza)

Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo

Dia 23 de agosto (quarta-feira)

9h – Oficina “A ginga da capoeira ancestral”

Oficineira: Mestra da Cultura Carla Mara, tradição Capoeira

Local: Fundação Cultural de Quixadá

14h – Oficina “Bordando o Coração com a Mão”

Oficineira: Mestra Dadá Leitão, Tradição Bordado à Mão

Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo

TERREIRADA CULTURAL

“A Cultura bate à porta”

18h – Roda de Conversa – “Guardiões da Memória e da Tradição”

Convidados: Mestre Aldenir – tradição Reisado (Crato), Mestre Chico Emília, tradição Reisado (Quixadá) e Mestre Joaquim Roseno, tradição Dança de São Gonçalo (Quixadá)

Mediador: Aterlane Martins – IFCE-Quixadá

Local: Distrito de Cipó dos Anjos, Comunidade Boa Água – Quixadá

APRESENTAÇÕES CULTURAIS

19h10 – Dança de São Gonçalo, Mestre Joaquim Roseno – Quilombo Sítio Veiga

20h10 – Reisado Reis de Congo do Mestre Aldenir – Crato

21h10 – Reisado Boi Coração do Mestre Chico Emília – Quixadá

Local: Distrito de Cipó dos Anjos, Comunidade Boa Água – Quixadá