Eventos celebram a Lei de Anistia

7 de outubro de 2016 - 14:20

A Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou, colegiado vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado,  celebra os 37 anos da Lei 6.683, mais conhecida como Lei da Anistia, com dois eventos nos próximos dias 10 e 11 de outubro. Com encontros na Assembleia Legislativa e na Universidade Federal do Ceará (UFC), os atos relembram um dos mais importantes marcos do fim do regime militar.

Na segunda-feira (10), a Assembleia Legislativa promove, no Plenário 13 de Maio, a partir das 15h, homenagem a 12 anistiados e membros (dois in memoriam) das famílias Serra Azul e Fonseca. Todos os nomes lembrados sofreram atos de violência durante a ditadura.

Na terça (11), haverá o lançamento do livro “Trabalhadores Exilados: A saga de brasileiros forçados a partir (1964-1985)”, da jornalista e pesquisadora Mazé Torquato Chotil. A obra busca recuperar a memória e a história do exílio de brasileiros, ressaltando as novas socializações que proporcionou. A ênfase do trabalho de Mazé está em trabalhadores de classes inferiores, pouco destacados pela literatura.

Após o lançamento, haverá um recital de música francesa comandado pelo marido da autora, o cantor e compositor Bernard Chotil. O evento tem início às 18h no Auditório José Albano, localizado no Campus do Benfica da UFC.

Adenil Barbosa, secretário executivo da Comissão Especial de Anistia, afirma a importância de relembrar o passado justo em um momento delicado pelo qual passa o País. “A anistia é uma questão que ainda não foi resolvida. O período foi marcado por truculência das forças militares e por uma onda conservadora. O conservadorismo está se implantando novamente no Brasil e é interessante o olhar para o passado para que não voltemos a ele”, comenta Adenil.

Serviço

Sessão solene

Quando: 10 de outubro (segunda)
Horário: 15h
Onde: Assembleia Legislativa do Ceará (Av. Desembargador Moreira, 2807 – Dionísio Torres)

Lançamento do livro “Trabalhadores Exilados: A saga de brasileiros forçados a partir (1964-1985)”

Quando: 11 de outubro (terça)
Horário: 18h
Onde: Auditório José Albano (Av. da Universidade, 2683 – Benfica)

07.10.2016

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará
– (85) 3101-2862 www.sejus.ce.gov.br
email: ascom.sejus@gmail.com
twitter:@sejus_ce
facebook: sejusceara