Acesso a Informação

Acesso Rápido

Do que você precisa?

Telefones Úteis

Seis cidades cearenses na 1ª fase do Plano Nacional de Banda Larga PDF Imprimir

Seis cidades cearenses serão atendidas na primeira fase do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Todos os municípios escolhidos serão conectados ainda este ano.

 

A lista dos 100 municípios a serem beneficiados com a banda larga foi anunciada ontem (26) pelo presidente da Telebrás, Rogério Santanna. A escolha foi feita pelo grupo responsável por ditar as ações prioritárias do programa federal, o Comitê Gestor dos Programas de Inclusão Digital (CGPID). A expectativa é que mais de 14 milhões de pessoas sejam beneficiadas.

 

Para a seleção foram considerados diversos critérios, incluindo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade, o número de acesso em banda larga existentes na área e a densidade do serviço. Segundo Santanna, mais da metade das cidades escolhidas possui uma densidade de banda larga (número de acesso em relação ao de habitantes) inferior a 0,19%.

 

Tendo o projeto cearense Cinturão Digital do Ceará como referência, a proposta apresentada durante o 2ª Fórum Brasil Conectado, em Brasília, pretende massificar o acesso à Internet rápida no país. A Telebrás será a empresa responsável por implantar o PNBL e o principal expediente que será usado são as parcerias com provedores de acesso.

 

No Ceará, o PNBL deve atender ainda em 2010: Sobral, São Gonçalo do Amarante, Quixadá, Barreira, Maranguape e Russas. A previsão para o próximo ano é que mais 1.063 cidades sejam atendidas. Somente em 2014, o PNBL deverá chegar a todo o país. O principal desafio é o atendimento do Norte, região que dispõem de menos infraestrutura. Santanna disse que, nessa região, a rede ainda será instalada em linhas de transmissão de energia que serão utilizadas nas hidrelétricas em construção.

 

Tendo em vista que a previsão de conclusão do CDC é em 2010, a integração com a rede nacional será imediata, afirma o presidente da Etice, Fernando Carvalho. "Temos obrigação de resolver em curto prazo o problema do acesso de qualidade nas cidades contempladas pelo PNBL. Para isso, idéias inovadoras, como a iniciativa cearense torna possível fazermos esse futuro", diz Carvalho.

 

27.80.2010

 

Assessoria de Imprensa da Etice:

Helenira Cartaxo Forte - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. /(85)3101.6607 -8725.7829

 

Serviços


Governo do Estado do Ceará - Palácio da Abolição - Av. Barão de Studart, 505 - Meireles, Fortaleza - Ce - CEP: 60.120-013 - Horário de Funcionamento 08 horas às 17 horas - Ver localização no mapa

© 2017 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.