Acesso Rápido

Do que você precisa?

Telefones Úteis

Home Sala de Imprensa Notícias
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Laboratório de Medidas Elétricas permite confiabilidade dos resultados PDF Imprimir
Seg, 10 de Maio de 2010 10:57

A acreditação representa o reconhecimento formal da competência técnica de um laboratório para realizar determinado serviço em conformidade com os requisitos estabelecidos em norma técnica. Através da acreditação, o cliente tem a garantia que existe um Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ implantado, que os técnicos estão qualificados para realizar o serviço de forma confiável. Esta é uma maneira da sociedade identificar os laboratórios que oferecem a máxima confiança nos resultados de seus serviços, aceitos internacionalmente devido a sua credibilidade.

 

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec -  dispõe do Laboratório de Medidas Elétricas – LME, ligado a Divisão de Mecânica Elétrica e Energia – DIMEE, acreditado junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – Inmetro para realização de calibração de instrumentos de medidas elétricas, em conformidade com a norma NBR 17.025/2005.

 

Com a finalidade de reavaliação exigida para manutenção do certificado de acreditação e avaliação para a extensão do escopo de serviços, o Laboratório de Medidas Elétricas – LME passou por processo de auditoria por duas avaliadoras do Inmetro. A avaliação foi realizada para verificar se os procedimentos do laboratório estão adequados à norma, se os técnicos estão aptos para fazer o serviço de calibração e se os cálculos de incerteza de medição estão adequados.

 

O Engenheiro Eletricista e Coordenador do LME, Gilson Aguiar, destacou que o laboratório mantém toda a sua documentação atualizada durante o ano para conforme os procedimentos específicos da norma. “Para se preparar para a avaliação do Inmetro, o laboratório encaminhou seus padrões de referência para calibração, adquiriu novos instrumentos, que permitiram a extensão do escopo, e está inscrito no programa de comparação interlaboratorial de calibração e incerteza de medição”, explicou.

 

De acordo com a Avaliadora Líder e Gestora de Acreditação do Inmetro, Maria Angélica Coutinho, será recomendada a manutenção da acreditação e a extensão do escopo de serviço. “Desde a última reavaliação, o laboratório apresentou melhorias constatadas a partir do aumento das instalações físicas e a aquisição de novos equipamentos, que permitem realizar o serviço solicitado na extensão do escopo. Outros pontos a serem destacados é que os técnicos demonstram qualificação para desenvolver as atividades do laboratório e o Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ que está sendo mantido” salientou.

 

A avaliadora reforçou ainda a importância estratégica da existência de um laboratório na área de medidas elétricas na Região Nordeste. “O Nordeste é carente em laboratórios acreditados na área de energia. E o Laboratório de Medidas Elétricas do Nutec proporciona facilidade aos clientes da região, que não precisam correr riscos com o frete alto do transporte dos equipamentos para outros estados mais distantes e têm o prazo menor de entrega dos resultados”, explicou. Ela ressaltou ainda que, com a acreditação do Inmetro, o laboratório está apto a realizar serviços de calibração de instrumentos para qualquer empresa mundial, devido ao reconhecimento internacional do Inmetro que garante a confiabilidade dos resultados dos laboratórios acreditados.

 

O resultado da auditoria foi anunciado ao Presidente do Nutec, João Pratagil, em reunião, na Sala da Presidência, na qual podemos enfatizar o desenvolvimento de um modelo para atuação dos Institutos de Pesquisa Tecnológica, que advém da necessidade de revisar conceitos e práticas num ambiente em profunda transformação como é o Nutec. Por isso a necessidades de auditoria.

 

10.05.10

Assessoria de Imprensa do Nutec

Raquel Souza ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  / 85 3101.7624)

 

Serviços

Calendário

Julho 2014
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31

Governo do Estado do Ceará - Palácio da Abolição - Av. Barão de Studart, 505 - Meireles, Fortaleza - Ce - CEP: 60.120-013 - Ver localização no mapa
Fone: (85) 3466.4000

© 2014 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.