Do que você precisa?
Telefones Úteis

| Gestores africanos vão conhecer alimentação escolar no Ceará |
|
| Seg, 30 de Abril de 2012 16:59 |
|
A secretária da Educação, Izolda Cela, participa nesta quarta-feira (02), às 11 horas, de um encontro com o ministro da Educação de Guiné Conakry, Ibrahima Kouroumae, e o secretário Geral do Niger, Adamou Ounteni, países localizados na África Ocidental. A ação faz parte de um intercâmbio programado pelo Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA), em conjunto com a Agência Brasileira de Cooperação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao MEC. O evento acontece no Praiano Hotel, na avenida Beira Mar.
Os visitantes permanecem no Ceará até o próximo sábado (5) e querem conhecer mais de perto a experiência brasileira de alimentação escolar, assim como os programas na área de segurança alimentar e nutricional e de agricultura familiar. A partir das 14h30min, os gestores e suas comitivas irão visitar o CAIC Maria Felício Lopes, escola estadual, e a Escola Municipal Martins de Aguiar, ambas em Fortaleza, com objetivo de observar os modelos de gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar( PNAE) na rede pública de ensino.
Na quinta-feira (3), às 7h30min, o grupo irá à Comunidade Quilombola, em Baturité. À tarde, conhecerá a unidade de processamento do peixe, em Fortaleza, e terá reunião com representantes do Conselho de Alimentação Escolar, do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). À noite, os gestores participam da abertura da Expoinverno, realizada pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), também na capital. Na sexta-feira (4), o grupo estará em Aracati e Pindoretama, onde conversará com produtores e escolas rurais.
Antes das visitas de campo, as delegações estiveram reunidas com membros do governo brasileiro, em Brasília. Conforme Evilauba Gonçalves, coordenadora do PNAE/CE da Secretaria da Educação (Seduc), o Ceará foi escolhido por ser um Estado com boas práticas na área e também por possuir condições agroclimáticas semelhantes aos dois países. Guiné Conakry é um país africano, localizado no litoral, enquanto Niger fica no Sahel, região situada entre o deserto do Saara e as terras mais férteis ao sul, com clima e vegetação de semiárido em boa parte do território.
Serviço: Encontro de Gestores de Guiné e Niger para conhecer alimentação escolar Data: 02 a 05 de maio de 2012
30.04.2012 Assessoria de Imprensa da Seduc Jacqueline Cavalcante ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.3972) |
© 2013 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.