Ceará de Oportunidades

O Ceará de Oportunidades promove os fundamentos de sustentação do desenvolvimento econômico em resposta aos desafios da economia estadual. Isto é possível a partir de duas formulações estratégicas: o fomento ao crescimento econômico com desenvolvimento territorial; e a geração e reprodução do emprego, trabalho emancipado, renda e riqueza.

O objetivo é assegurar o desenvolvimento econômico sustentável, inclusivo, solidário e competitivo alcançado nos espaços rurais e urbanos, em sintonia com as identidades territoriais.

 

Infraestrutura

 

Aeroportos Regionais

O Governo do Ceará, através do Departamento Estadual de Rodovias (DER), tem a responsabilidade de exploração e operação de 14 aeródromos, conforme convênio assinado com a Secretaria de Aviação civil da Presidência da República (SAC/PR), sendo 8 previstos no Programa de Investimentos em Logística – PIL Aeroportos, do Governo Federal. O valor aprovado do programa para os aeroportos do Ceará é de R$ 363 milhões (1ª FASE).
 

Gráfico Aeroportos

 

Energia

Para fortalecer e estimular o setor, o Governo do Ceará criou, em junho de 2015, a Secretaria Adjunta de Energia, Mineração e Telecomunicações, ligada a Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra).

A nova Secretaria Adjunta atua exclusivamente na formulação e na implementação de planos estratégicos e políticas públicas ligadas à área. Assim, é possível traçar objetivos, diretrizes e estratégias para garantir a atração de investimentos necessários ao desenvolvimento do setor energético.
 

Metrô

A Linha Leste do Metrô de Fortaleza terá 13,2 km de extensão, sendo 12,4 km subterrâneos e 0,8 km em superfície, ligando o Bairro Tirol, passando pelo Centro até o Bairro Edson Queiroz. A linha, que está sendo implantada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura do Estado – SEINFRA, será operada como metrô.
 


 

As obras foram paralisadas em 2015 devido à desistência da empresa paulista Cetenco, o que exigiu uma reformulação societária do consórcio Cetenco-Acciona, que executava as obras. No momento, a SEINFRA está realizando o replanejamento para a retomada da obra, com novo cronograma e prazos.
 
Antes do reinício dos trabalhos, o Consórcio ainda deverá elaborar o inventário de cada trecho da obra para que possam ser avaliados os possíveis danos ocorridos durante a paralisação do serviço. Só após a realização desses procedimentos, a Seinfra poderá expedir a ordem de serviço para retomada dos trabalhos.
 

VLT

Por outro lado, as obras de construção do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) seguem com cerca de 60% de execução. Os trabalhos foram retomados em julho de 2015, pelo trecho 3, que compreende o percurso entre as estações Iate e Borges de Melo.
 
Quando concluído, o VLT terá 13,4 quilômetros ligando os bairros Mucuripe e Parangaba. O projeto do Governo do Estado visa a remodelação do ramal ferroviário Parangaba-Mucuripe, hoje utilizado para transporte de carga, objetivando a utilização do mesmo para transporte de passageiros.
 

Rodovias

O governador Camilo Santana lançou, em novembro de 2016, o “Ceará de Ponta a Ponta: O Programa de Logística e Estradas do Ceará”. A iniciativa integrará todas as obras de infraestrutura rodoviária do Estado, desde 2015.
 

Gráfico Estradas

 

Complexo Industrial e Portuário do Pecém

O Porto do Pecém passa/passou? por uma segunda expansão que o coloca em posição de destaque no cenário internacional. Por estar em uma localização estratégica e oferecer a infraestrutura adequada, o porto desponta como um forte candidato a receber um hub de cargas a nível nacional.
 
As obras incluem a pavimentação e ampliação do quebra-mar, a construção de mais três berços de atracação de navios cargueiros ou porta-contêineres.
 
A expansão inclui ainda uma nova ponte de acesso ao quebra-mar – a fim de permitir o trânsito de caminhões para movimentação de placas –, além da instalação de transportadores de correia para possibilitar a operação nos futuros terminais de granéis sólidos.
 

Turismo

Em 2015, foi lançado o Plano Ceará Receptivo a fim de consolidar o Estado como destino para famílias que buscam uma atividade turística integrada com aventuras, cultura e gastronomia e negócios. No mesmo ano, o Ceará recebeu 3,3 milhões de turistas, número que é 2,5% maior que o registrado em 2014.
 
Os altos índices de ocupação hoteleira e a grande movimentação de turistas nas altas estações são reflexo do trabalho desenvolvido pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) e pelo trade turístico cearense ao longo do ano.
 

Empreendedorismo

 

Central Fácil

A Central Fácil, coordenada pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), desenvolvida em parceria com o Sebrae/CE, fornece total apoio a micro e pequenos empresários na abertura e no desenvolvimento de seus negócios. O projeto conta com cinco unidades em funcionamento: três em Fortaleza, uma em Juazeiro do Norte e uma em Sobral.
 

Unidade Móvel de Empreendedorismo

A Unidade Móvel de Empreendedorismo oferece à população serviços gratuitos de capacitação empresarial, assessoria técnica em gestão de negócios, orientação de crédito e serviços de registro de CNPJ. Em 2016, até o mês de novembro, contabilizou 8.135 atendimentos, 44 empreendedores formalizados e 3.765 empreendedores capacitados. Desde a sua implantação, foram registrados 29.550 atendimentos e mais de 903 empreendedores formalizados, além dos 13.612 empreendedores capacitados.
 

Empreendedor Juvenil

O Projeto Empreendedor Juvenil beneficia jovens de 18 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade social, que estejam cursando o ensino fundamental, médio ou que sejam egressos da rede pública de ensino. Os novos empreendedores recebem assistência técnica e gerencial para montagem e gestão de projetos.
 

Juventude Empreendedora

O Projeto Juventude Empreendedora (JuvEmp) favorece o desenvolvimento dos valores de responsabilidade social e da cultura empreendedora na formação pessoal, social e comunitária dos jovens. O público-alvo é formado por jovens estudantes do 2° ou 3° do ano do ensino médio, de 17 a 29 anos de idade, cuja família está cadastrada no CadÚnico.