Pacto por um Ceará Pacífico

 

Com o objetivo de construir uma cultura de paz em todo o território cearense, o Pacto por um Ceará Pacífico opera a partir de políticas públicas interinstitucionais de prevenção social e segurança pública. Neste eixo, contam com reforço de efetivo, novos batalhões da PM, delegacias 24 horas, ampliação do trabalho comunitário e aquisição de novas viaturas.

 

O Pacto promoveu ações como as Audiências de Custódia e a criação das Unidades Integradas de Segurança (Unisegs). As Unisegs representam um esforço integrado de reestruturação urbana, oferecendo mais serviços nas áreas social e da segurança pública, com a reformulação do Ronda. Já foram instaladas a Uniseg I e Uniseg II, com perspectivas de ampliação em 2017.

 

Além disso, por meio da Proteção Social Básica (PSB), a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) integra o Ceará Pacífico com a oferta de serviços nos Centros Comunitários Santa Terezinha e Farol. Outra importante iniciativa foi a parceria com o setor privado e a Prefeitura de Fortaleza na reforma do Centro Comunitário São Vicente, no Conjunto São Vicente de Paulo, em Fortaleza, e implantação da creche municipal.

 

Unidade Integrada de Segurança – Uniseg

 

A Unidade Integrada de Segurança (Uniseg) tem o conceito de reestruturação do sistema de segurança pública, incluindo uma maior aproximação dos serviços ofertados pela Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. O policiamento passa atuar com um novo modelo de abordagem e uma maior aproximação com a população.

 

A cidade de Fortaleza conta com três unidades:

 

Uniseg 1 – Vicente Pinzon, Mucuripe e Cais do Porto

 

 

 

 

 

Uniseg 2 – Aldeota, Varjota, Meireles e Praia de Iracema

 
 

 
 
Ações no território da Uniseg II
 

Atendimento de uma delegacia de Polícia Civil em regime de plantão – o 2º DP.

 

Delegacia 24h, 7 delegados, 18 escrivães, 31 inspetores, 3 viaturas

 

Sede da Uniseg, que fica na Unidade da Polícia Militar – 1ª Companhia do 8º Batalhão de PM.

 

Base Móvel Ronda (BMR) e demais serviços prestados pelos outros órgãos de segurança, como Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) e Corpo de Bombeiros.

 

Reforço de mais 205 policiais militares atuando em oito viaturas e oito motocicletas.

 

Para acelerar a elucidação dos casos, a Pefoce também atua de forma mais específica.

 
 

Uniseg 3 – Conjunto Ceará I e II, Genibaú e Granja Portugal