Acesso Rápido

Do que você precisa?

Telefones Úteis

Home Sala de Imprensa Notícias
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Com apoio da Funcap, empresa cearense desenvolve biblioteca acessível para deficientes visuais PDF Imprimir
Ter, 26 de Janeiro de 2016 11:35

biblioteca acessivel aed divulgacao

O Brasil conta com cerca de 6,5 milhões de deficientes visuais. Segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 582 mil dentre essa estimativa são cegos. Porém, apenas 9% das bibliotecas públicas municipais  possuem conteúdo para esse público, seja livros em Braille, computadores adaptados ou audiobooks.

A Biblioteca Acessível é um projeto desenvolvido pela AED Tecnologia e é voltado para o público com deficiência visual. O projeto tem como propósito agregar conteúdo acessível aos usuários cegos tanto pelo áudio quanto pelo Braille, além de possibilitar o acesso democrático à leitura e ao conhecimento.

A ideia da Biblioteca Acessível surgiu de entrevistas e experiências com usuários cegos. As entrevistas mostraram diversas  barreiras que impossibilitam a leitura em Braille de forma cotidiana, como o uso excessivo do áudio no processo de leitura e aprendizado. Outra barreira são as poucas bibliotecas com acervo bibliográfico acessível, devido ao alto custo de produção.

O Portáctil foi o projeto que deu início à Biblioteca Acessível. Ele é uma plataforma de acessibilidade formada por: Tablet Android, Software para escrita e leitura, película de suporte à digitação e dispositivo portátil de leitura em Braille. Um pacote de 150 livros em formato próprio, no idioma português, compõe o acervo digital da Biblioteca. Entre os livros presentes estão A Carteira, de Machado de Assis, A escrava Isaura, de Bernardo Guimarães, e A Arte da Guerra, de Sun  Tzu.

De acordo Heyde Leão, sócio da AED Tecnologia, o Portáctil não tem intenção de substituir os outros meios de escrita e  leitura já existente para os deficientes visuais. “Quando a gente lida com conhecimento, cultura, informação e cidadania, você não pode prescindir de ter o dado ali na mão da pessoa certa”, afirma Heyde.

O desenvolvimento da Biblioteca Acessível está recebendo o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento  científico e Tecnológico (Funcap) por meio do Programa de Apoio a Pesquisa em Empresas (PAPPE), pelo Edital 06/2013.


Sobre a empresa

A AED Tecnologia foi desenvolvida na incubadora do Instituto Federal do Ceará (IFCE) em 2006. A empresa, em parceria  com o Laboratório de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento em Automação (LAPADA) do IFCE, já realizou outros projetos como: o Projeto Mire, que mede o consumo de aparelhos elétricos em tomadas; e o Projeto SICIP, que consiste no  desenvolvimento de um sistema capaz de controlar via rádio e internet a iluminação pública de uma cidade de forma a  proporcionar maior racionalização do uso da energia neste setor.


Mais informações pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelos telefones (85)
3307-3690 (manhã) e (85) 3307-3748 (tarde).




26.01.2016

 
Assessoria de Comunicação da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap)
85 3275-9629 / www.funcap.ce.gov.br / Twitter: @FuncapCE

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil / 85 3466.4898

 

Serviços


Governo do Estado do Ceará - Palácio da Abolição - Av. Barão de Studart, 505 - Meireles, Fortaleza - Ce - CEP: 60.120-013 - Horário de Funcionamento 08 horas às 17 horas - Ver localização no mapa

© 2016 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.