Acesso Rápido

Do que você precisa?

Telefones Úteis

Home Sala de Imprensa Notícias
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
SCidades realiza seminário de implantação do Siasar para municípios da Bacia Metropolitana PDF Imprimir
Qui, 09 de Fevereiro de 2017 11:15

A Secretaria das Cidades realizou, nesta quarta-feira (8), um seminário regional para discutir as medidas necessárias para a implantação do Sistema de Informação de Água e Saneamento Rural (Siasar) em 25 municípios da Bacia Metropolitana. Estiveram presentes na reunião representantes das prefeituras dos municípios, do Banco Mundial, do Ministério da Integração e da Companhia de Água e Esgoto (Cagece).

Na ocasião, o secretário Executivo das Cidades, Ronaldo Borges, destacou o papel pioneiro do Estado no Ceará no Brasil na implantação do projeto piloto do Siasar no município de Aracati, e ressaltou que a Secretaria vai fazer o possível para que a expansão do sistema seja realizada com êxito para "alavancar e dar esse salto no saneamento rural no estado".

cidades-eventoO representante do Ministério da Integração, Pedro Henrique Correia, abordou a importância de conhecer e mapear o sistema de saneamento rural do estado para adotar as medidas de forma que o serviço de saneamento possa ser prestado a população de forma mais democrática. "É importante conhecer os problemas e ver as ferramentas que podem ser aplicadas. O objetivo do Siasar tem muito a ver com o objetivo do Ministério Público, que é diminuir as desigualdades regionais", afirmou.

Nos próximos dias vão acontecer seminários sobre a implantação do Siasar também com os municípios das Bacias do Acaraú e Coreaú, do Curu e Litoral, do Banabuiú, do Baixo e Médio Jaguaribe e do Alto Jaguaribe.

Em novembro de 2016, a Secretaria garantiu recursos da ordem de R$ 6 milhões, junto ao Ministério da Integração, para realizar a implantação do sistema em 125 municípios do Ceará em 2017 e 2018.


O Siasar

O Siasar consiste em uma ferramenta de informação básica e atualizada sobre os serviços de saneamento rural de um país, sendo possível, entre outras funcionalidades, o monitoramento da cobertura, qualidade e sustentabilidade do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário da região, o registro do desempenho dos prestadores de assistência técnica e a transferência de dados estatísticos, cruzando base de dados setoriais. A ferramenta, financiada pelo Banco Mundial, já é utilizada por outros países da América Latina como Costa Rica, Honduras e Peru.

 

 

09.02.2017

Assessoria de Comunicação da Secretaria das Cidades
(085) 3207.5249
(085) 3207.5254
(085) 98603.0556

 
Expediente imprensa 09jan 2017-01

 

 

Última atualização em Qui, 09 de Fevereiro de 2017 16:03
 

Serviços


Governo do Estado do Ceará - Palácio da Abolição - Av. Barão de Studart, 505 - Meireles, Fortaleza - Ce - CEP: 60.120-013 - Horário de Funcionamento 08 horas às 17 horas - Ver localização no mapa

© 2017 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.