Acesso Rápido

Do que você precisa?

Telefones Úteis

Home Sala de Imprensa Notícias
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Estudos proporcionam melhoria para qualidade da água no Ceará PDF Imprimir
Qui, 27 de Abril de 2017 09:42

interaguas

A ANA, em parceria com o Banco Mundial, a SRH e suas vinculadas selecionaram para pesquisa três reservatórios pilotos: Pentecoste, Castanhão e Gavião

Os sucessivos anos de chuvas abaixo da média, no estado do Ceará, têm levado um reduzido aporte de água aos açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), responsável pelo gerenciamento quantitativo e qualitativo de 153 reservatórios.

    Com a experiência adquirida pela Companhia ao longo dos anos, foi verificado que os açudes com volume reduzido apresentam uma degradação da qualidade da água armazenada. Isto acontece, principalmente, devido ao processo de eutrofização que consiste no enriquecimento de nutrientes nas águas armazenadas. De acordo com o gerente de Operações, Disney Paulino, “sob o ponto de vista quantitativo é preciso conviver com a escassez hídrica, já com relação ao qualitativo é necessário desenvolver alternativas para minimizar a eutrofização”.

    Por sua vez, a Agência Nacional das Águas (ANA) buscou o Banco Mundial e o estado do Ceará, por meio da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e suas vinculadas, para desenvolver o Projeto de Desenvolvimento do Setor Água – Interáguas – Missão de Qualidade de Água em Reservatórios do Nordeste do Brasil. O objetivo é apresentar alternativas de métodos aplicáveis para a melhoria da qualidade da água. Entre os reservatórios do Ceará, foram selecionados três açudes pilotos (Pentecoste, Castanhão e Gavião) para as recomendações.

    Após longos meses das atividades desenvolvidas pelo grupo de trabalho e uma semana intensa (17 a 25 de abril) com discussões técnicas e visitas a campo, incluindo a participação de consultores externos com experiência mundial em qualidade da água, foi concluída uma etapa com a realização de um seminário no auditório da Cogerh. Neste evento foram apresentadas as recomendações para a melhoria da gestão dos recursos hídricos na qualidade de água e do seu tratamento.

    “A Companhia vem trabalhando nesses últimos anos, mesmo nesse período de crise hídrica que estamos atravessando, em alguns projetos voltados para qualidade dos recursos hídricos. Houve uma primeira parceria com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para a modelagem de qualidade da água de todos os reservatórios do estado do Ceará. Agora, há uma parceria desenvolvida com o Banco Mundial, Agência Nacional de Águas, Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e Universidade Federal do Ceará (UFC), para desenvolver novas tecnologias de controle da poluição dos nossos reservatórios. Este último trabalho está em fase de conclusão para que possamos entrar numa fase de implementação”, afirma o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias.

    Também estiveram presentes no seminário: os Comitês de Bacias do Banabuiú, Banabuiú, Curu, Médio Jaguaribe e Região Metropolitana de Fortaleza; Associação Cearense de Aquicultores; Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace); Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Secretaria das Cidades; Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A missão foi liderada pela especialista sênior em recursos hídricos, Paula Freitas, e especialista em gestão dos recursos hídricos, Carmen Molejon. Do Banco Mundial, estiveram os consultores internacionais: especialista sênior em qualidade da água, Alex Horne; especialista sênior em remoção de poluição, Gregory Morris, e a assistente de Operações, Carla Zardo.




27.04.2017    
    

Assessoria de Comunicação e Marketing
Rafaele Esmeraldo Menezes
Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
Fone: + 55 85 3195.0718
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Twitter: @Cogerh_ce
Facebook:https://www.facebook.com/cogerh

Expediente imprensa 03Abr 2017-01

Última atualização em Qui, 27 de Abril de 2017 15:34
 

Serviços


Governo do Estado do Ceará - Palácio da Abolição - Av. Barão de Studart, 505 - Meireles, Fortaleza - Ce - CEP: 60.120-013 - Horário de Funcionamento 08 horas às 17 horas - Ver localização no mapa

© 2017 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.