Acesso a Informação

Acesso Rápido

Do que você precisa?

Telefones Úteis

Home Sala de Imprensa Notícias
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Com nova estrutura, Hospital José Martiniano projeta aumento de cerca de 40% no número de exames de imagem PDF Imprimir
Seg, 19 de Junho de 2017 16:11

Hospital_web.png

 

A unidade da rede pública estadual deve realizar, até o final de 2017, em torno de 20 mil exames de imagem

 

A estrutura clínica modernizada e qualificada do novo Centro de Imagem do Hospital José Martiniano de Alencar (antigo Hospital da PM), foi inaugurada pelo Governo do Ceará nesta segunda-feira (19), durante visita do governador Camilo Santana. Acompanhado pelo secretário da Saúde, Henrique Javi, o chefe do Executivo estadual inaugurou a obra de ampliação do serviço, com investimentos de R$ 3,5 milhões, provenientes dos tesouros estadual e federal. A unidade da rede pública estadual projeta alcançar, até o final de 2017, a faixa dos 20 mil exames de imagem, cerca de 40% a mais do registrado no ano passado, quando 14.415 pacientes receberam atendimentos.

 

_ARI3818_web.jpgCamilo Santana destacou a importância do investimento para garantir mais agilidade e qualidade no tratamento de pacientes encaminhados para a unidade. Com acesso a exames como ultrassonografia, ecocardiograma, eletrocardiograma, teste ergométrico e radiografia, além de outros até então inexistentes na unidade, como tomografia computadorizada, densitometria óssea e mamografia, a unidade funciona como atendimento de retaguarda para equipamentos maiores da rede estadual de Saúde, como o Hospital Geral de Fortaleza e o Hospital Geral César Cals.

 

"Qualquer cidadão e cidadã poderá agora vir ao hospital e ter acesso a vários exames, com equipamentos que poucas clínicas particulares têm. Nós estamos oferecendo, por exemplo, a densitometria óssea, que é pouco vista na rede pública, para ajudar no tratamento de um problema que é cada vez mais recorrente em idosos. É mais um investimento fundamental", disse o chefe do Executivo.

 

O governador afirmou que o Governo do Ceará, por meio de acompanhamento da Secretaria da Saúde (Sesa), se prepara para acompanhar mais de perto as avaliações dos pacientes que são atendidos diariamente pelos hospitais do Estado. "Estamos preparando e em breve vamos lançar um sistema de avaliação do usuário. Através dele, as pessoas vão poder dar sua sugestão e opinião sobre o nível de atendimento. Nossa ideia é cada vez mais melhorar e qualificar o serviço de Saúde Pública para o cearense", destacou.

 

Primeiros resultados

 

_ARI3766_web.jpgEm funcionamento desde a última semana de abril, a nova estrutura do Centro de Imagem fez 3.427 exames em um mês. Alcançou o total de 123 exames de tomografia e 57 exames de densitometria óssea, ao longo de abril e maio. Até o mês passado, somando os meses anteriores antes da reforma, foram realizados 7.649 serviços de imagem no hospital.

 

Titular da Sesa, Henrique Javi detalhou que a unidade de saúde atrai mais de dois mil pacientes mensalmente para atendimento. Com a estrutura ampliada e reformada, a expectativa é de, não somente um aumento gradual, como também a agilidade nos tratamentos ofertados para a população de todo o Estado. "Com esse Centro de Imagem, o hospital aumenta a complexidade no atendimento e também permite maior agilidade para os pacientes aqui assistidos. É a garantia de um diagnóstico rápido seguido da própria intervenção, se for o caso", explicou o secretário.

 

Neste ano, até o mês de maio, o José Martiniano realizou 116.221 atendimentos. Além dos exames de imagem, foram 746 partos, 1.263 cirurgias, 9.780 atendimentos ambulatoriais, 26.367 atendimentos fisioterápicos, 195 internações e 70.221 exames laboratoriais. Em 2016, o hospital registrou 2.647 cirurgias no hospital, 24.685 atendimentos ambulatoriais, além de 179.316 exames de laboratório e 14.415 exames de imagem.

 

Sobre os primeiros números positivos, a diretora do hospital, Silvana Furtado, ressaltou que a liberação de recursos trouxe ao hospital novas condições de trabalho para a equipe e também qualificou a recepção de novos pacientes diariamente. "Esse Centro de Imagem vai ser um grande ganho para a população. Aqui não tinha tomografia e nem a parte da densitometria óssea e a parte da mamografia, todos com equipamento de ponta", pontuou.

 

Acompanhamento

 

_ARI3839_web.jpgHá oito meses, a auxiliar de serviços gerais Eleni da Silva Moraes sofreu uma trombose. Necessitou de internamento, e foi no Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar que recebeu acolhida para garantir plena recuperação. Nesta segunda-feira, voltou aos corredores da unidade para realizar ultrassom no Centro de Imagem. Ela testemunha que se espantou com a qualidade dos equipamentos e o conforto oferecido aos pacientes na rede pública.

 

"Aqui sempre foi um hospital muito bom para mim. A equipe é atenciosa, os médicos dedicados, todo mundo se preocupa com a gente. Agora com esse Centro de Imagem, os equipamentos novos, ele ganhou uma estrutura ótima para a gente se tratar. Nunca tinha visto antes algo assim na rede pública", elogiou.

 

Sobre o hospital

 

Antes Hospital da Polícia, o Hospital José Martiniano de Alencar passou da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social para a estrutura da Secretaria da Saúde em 2011.Com 82 leitos, a unidade presta assistência de média complexidade e atende a pacientes encaminhados pela Central de Regulação. Tem especialidades em cirurgia geral, cirurgia vascular, ginecológica, proctologia, urologia, dermatologista, cirurgião dentista, oftalmologia, cardiologista, otorrinolaringologia, neurologia, clínica geral e pediatria.

 

29.06.2017

 

Fotos: Carlos Gibaja e Ariel Gomes / Governo do Ceará

 

André Victor Rodrigues
Repórter / Célula de Reportagem

 

Expediente-imprensa 02Jun 2017 1

Última atualização em Seg, 19 de Junho de 2017 16:35
 

Serviços


Governo do Estado do Ceará - Palácio da Abolição - Av. Barão de Studart, 505 - Meireles, Fortaleza - Ce - CEP: 60.120-013 - Horário de Funcionamento 08 horas às 17 horas - Ver localização no mapa

© 2017 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.