Acesso a Informação

Acesso Rápido

Do que você precisa?

Telefones Úteis

Home Sala de Imprensa Notícias
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Webpalestra esclarece sobre vacinação contra HPV PDF Imprimir
Seg, 19 de Junho de 2017 17:28

Banner_webpalestra_HPV_jun2017_site.pngO Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da vacina HPV quadrivalente para meninos, que a partir deste mês de junho passa a ser disponibilizada para a população masculina de 11 a 14 anos no Calendário Nacional de Vacinação. Para esclarecer a mudança, a Coordenadora de Imunizações da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, Ana Vilma Leite Braga, profere webpalestra nesta terça-feira, 20 de junho, às 9 horas. A webconferência é direcionada às coordenações municipais de imunizações e profissionais da atenção primária à saúde. Para participar da webpalestra, basta clicar no link.

 

Este ano, pela primeira vez, a vacina HPV é disponibilizada para meninos. Os adolescentes do sexo masculino que iniciarão a primeira dose da vacina aos 14 anos deverão tomar a segunda dose no intervalo mínimo de seis meses e máximo de 12 meses. Segundo o Ministério da Saúde, a ampliação da faixa etária de meninos para 11 a 14 anos de idade fortalece as ações de saúde na população masculina e possibilita a prevenção da ocorrência dos cânceres de pênis, anus, orofaringe e verrugas genitais. A vacinação de meninos, diz o Ministério, contribui para o aumento da proteção também nas meninas, impactando nas próximas décadas o perfil epidemiológico das infecções atribuíveis ao HPV em ambos os sexos.

 

A vacina é segura e é a única forma efetiva de proteger os homens das infecções causadas pelo papilomavírus humano. A vacina para meninos foi incorporada ao calendário este ano. Desde 2014, o imunizante é distribuído gratuitamente pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) para meninas de 9 a 14 anos e para mulheres de 9 a 26 anos de idade vivendo com HIV. A partir deste ano, homens de 9 a 26 anos vivendo com HIV/Aids também terão acesso gratuito à vacina bem como transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos. A vacina é aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também para mulheres de 9 a 45 anos e meninos e homens de 9 a 26 anos no Brasil.


Para participar da webpalestra, basta clicar no link.

 

Mais informações com o Núcleo de Telessaúde do Ceará: (85) 3219-5873 / Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


19.06.2017


Assessoria de Comunicação da Sesa
Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel (85) 3101.5221 / 3101.5220
www.facebook.com/SaudeCeara    

 

Expediente-imprensa 02Jun 2017 1

Última atualização em Seg, 19 de Junho de 2017 17:50
 

Serviços


Governo do Estado do Ceará - Palácio da Abolição - Av. Barão de Studart, 505 - Meireles, Fortaleza - Ce - CEP: 60.120-013 - Horário de Funcionamento 08 horas às 17 horas - Ver localização no mapa

© 2017 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.