Acesso a Informação

Acesso Rápido

Do que você precisa?

Telefones Úteis

Home Sala de Imprensa Notícias
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Mais de 100 vagas ainda estão disponíveis em cursos gratuitos do Pronatec/Funece PDF Imprimir
Sex, 04 de Agosto de 2017 10:42

Foram ofertadas 1.080 vagas, das quais mais de 100 ainda estão disponíveis. Essas vagas são destinadas a pessoas de baixa renda com Ensino Fundamental completo ou incompleto, a depender da área


O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no âmbito da Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), ofereceu para o Ceará 1.080 novas vagas em cursos técnicos gratuitos de Formação Inicial e Continuada (FIC). Do total de vagas, mais de 100 ainda estão disponíveis nos municípios de Juazeiro do Norte, Mauriti e Limoeiro do Norte.

Os cursos são: Agente de Informações Turísticas, Assistente de Secretaria Escolar, Agente de Desenvolvimento Socioambiental e Agricultor Familiar.

O Agente de Informações Turísticas informa e orienta sobre atrativos turísticos naturais e culturais e informações inerentes à localidade. Informa e orienta turistas sobre roteiros, programações, serviços e produtos. Presta informações históricas, culturais e artísticas locais.

O Assistente de Secretaria Escolar desenvolve atividades administrativas nas instituições de ensino com sistematizações e procedimentos voltados para os serviços de apoio à secretaria. Presta informações e mantém atualizado o arquivo de legislação e de documentação da unidade escolar. Operacionaliza os processos de matrícula, transferência, organização de turmas e registros do histórico escolar dos estudantes.

O Agente de Desenvolvimento Socioambiental auxilia a implantação de ações socioambientais coletivas para resolução de problemas em ambientes naturais, urbanos e rurais. Realiza a mediação entre os cidadãos e os diversos segmentos da sociedade no planejamento e na implementação de projetos socioambientais. Identifica situações-problema e propõe soluções. Estimula a reflexão sobre os riscos e vulnerabilidades socioambientais e fomenta a busca por soluções pertinentes ao contexto de atuação.

Já o Agricultor Familiar atua em propriedades familiares de pequeno e médio porte. Realiza diagnóstico da propriedade familiar baseado nas ações integradas do sistema produtivo. Planeja e organiza ações de forma cooperativa. Colhe e beneficia produtos agropecuários. Correlaciona os sistemas de produção e o ecossistema. Maneja os recursos naturais de forma sustentável promovendo a integração lavoura pecuária. Atende a legislação vigente.

O Pronatec visa atender, prioritariamente, trabalhadores; beneficiários dos programas federais de transferência de renda; estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos; e estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral.

Os interessados devem realizar pré-matrícula até o próximo dia 11 de agosto, na Secretaria responsável, conforme tabela abaixo:

 

Município

Curso

Escolaridade mínima

Escola/Secretaria responsável

Juazeiro do Norte

Agente de Informações Turísticas

Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo

CREDE 19

Limoeiro do Norte

Agente de Desenvolvimento Socioambiental

Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo

Secretaria Municipal de Assistência Social E de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescente

Mauriti

Agricultor Familiar

Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Incompleto

Secretaria de Assistência Social

Mauriti

Assistente de Secretaria Escolar

Ensino Fundamental II (6º a 9º) - Completo

Secretaria de Assistência Social

 

 
04.08.2017

Adriana Rodrigues
Jornalista/Assessoria de Comunicação
Universidade Estadual do Ceará - Uece
85 3101-9606 / 3101-9605


Expediente-imprensa 31Jul 2017

 

Serviços


Governo do Estado do Ceará - Palácio da Abolição - Av. Barão de Studart, 505 - Meireles, Fortaleza - Ce - CEP: 60.120-013 - Horário de Funcionamento 08 horas às 17 horas - Ver localização no mapa

© 2017 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.