Governador entrega Medalha da Abolição a Lúcio Brasileiro e Des. Ernani Barreira

26 de março de 2012 - 12:45

O Governador Cid Gomes, entregou na noite deste domingo (25) a maior comenda do Estado. A Medalha da Abolição foi concedida ao jornalista Lúcio Brasileiro e ao Desembargador Ernani Barreira, durante cerimônia realizada no Palácio da Abolição. Na data, também comemorou-se o aniversário de 128 anos da libertação dos escravos no Ceará, primeira província brasileira a extinguir o sistema escravista em seu território – quatro anos antes da Lei Áurea de 1888. Para o Governador, a entrega da comenda é “um compromisso gratificante, que me coloca numa posição privilegiada”, declarou.

 

Na ocasião, o Governador destacou o a atuação dos dois cearenses nos ramos profissionais e na vida pública. No caso do jornalista Lúcio Brasileiro, são 57 anos atuando na área, tendo inciado a carreira com 16 anos, na Gazeta de Notícias. Ernani Barreira Porto é desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará desde março de 1987. Atualmente é presidente da 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. “É extremamente gratificante, para mim, colocar a Medalha da Abolição no peito do jornalista Lúcio Brasileiro e do Desembargador Ernani Barreira, pessoas que aprendi a admirar, cada um em seu campo de atuação profissional. Ambos atenderam, em larga medida, aos requisitos para concessão da medalha, o que inclui anos inteiros de identificação com o Ceará, além de uma significativa projeção nos ramos da atividade a que se dedicaram”, destacou Cid Gomes.

 

Medalha2Lúcio Brasileiro destacou a importância que tem para ele receber a comenda. “É a maior honraria do Estado e para mim tem total importância. Recebo-a com muita humildade. Ela é um reconhecimento ao trabalho, que pelo meno fez alegrar muito o povo cearense”, declarou o jornalista. Lúcio Brasileiro aproveitou a oportunidade para destacar a atuação de Cid Gomes, considerando-o como parte do “trio de ouro” dos governantes do Estado, junto a Vírgilio Távora e Tasso Jereissati.

 

 

Medalha3Em seu discurso, Desembargador Ernani Barreira comemorou o recebimento da Medalha e do simbolismo que tem o dia 25 de março para sua carreira profissional. “É uma honra receber a Medalha no Palácio da Abolição, no dia em que se comemora a libertação dos escravos no Ceará e no preciso dia que completo 25 anos como Desembargador. Reafirmo serenamente que esta honraria majestosa e serena é concedida pela primeira vez a um Desembargador. A qual recebo de forma emocionada e que retrata também a homenagem todos os operadores do Direito”, ressaltou Ernani Barreira Porto.

 

A outorga da comendam para os dois cearenses foi publicada no Diário Oficial do dia 14 de março de 2012, por meio do decreto nº 30.847 de 12 de março de 2012.

 

Sobre os homenageados:

 

Jornalista Lúcio Brasileiro

Francisco Newton Quezado Cavalcante nasceu em Aurora / CE, no dia 06 de Abril de 1939. Filho de Natalício Barros Cavalcante e Josefa Quezado. Aos oito anos, mudou para Fortaleza. Iniciou a carreira no Jornalismo em 1955, com 16 anos, na Gazeta de notícias. Durante 10 anos, teve coluna no “Correio do Ceará”, dos Diários Associados, e no jornal “O Povo”, onde mantém uma coluna diária.

 

Lúcio Brasileiro tem 55 anos de rádio, tendo trabalhado na “Uirapuru”, “Verdes Mares”, “Rádio Clube”, “Iracema”, e hoje na “Calipso FM”. Faz neste ano, jubileu de ouro de televisão, tendo começado na pioneira “TV Ceará”, sendo quase pioneiro na televisão cearense. Integrou os quadros da “TV Uirapuru”, hoje “Cidade”, “TV Educativa”, e hoje na “TV Jangadeiro”. Como escritor, lançou cinco livros, todos sucessos em vendas: “Até Agora”, “Assim falava Paco”, “Pela Sociedade”, “Longe de dizer adeus” e “Quinhentos contos de réis”.

 

Seu maior orgulho é ser considerado o amigo perfeito pelo vasto círculo de relações. Há 30 anos mora na praia do Cumbuco, em Caucaia.

 

Desembargador Ernani Barreira

 

Ernani Barreira Porto é desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará desde março de 1987. Nasceu em 26 de outubro de 1942, natural de Fortaleza, Ceará. Filho de Hugo Frota de Magalhães Porto e Maria Laís Barreira Porto, atualmente é presidente da 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.

 

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade Federal do Ceará, cursado no período de 1961 a 1965, Ernani Barreira foi Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará no biênio 2009/2010.

 

Foi presidente da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e presidente das 1ª e 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Exerceu interinamente o governo do Estado do Ceará, nos períodos de 29/05/2010 a 05/06/2010 e 17/06/2010 a 24/06/2010.

 

 

Medalha5   Medalha4

 

 

25.03.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)