Secretaria das Cidades discute investimentos para a região do Vale do Jaguaribe

27 de janeiro de 2016 - 21:12

Municípios que compõem o Vale do Jaguaribe irão receber investimentos do Governo do Estado para projetos que contribuam com o desenvolvimento socioeconômico da região. As ações propostas integram o programa Cidades do Ceará, coordenado pela Secretaria das Cidades, e foram discutidas durante reunião, esta semana, entre o secretário adjunto, Quintino Vieira, e prefeitos e representantes da região jaguaribana. Entre os municípios presentes estavam Jaguaribe, Quixeré, Iracema, Russas, Jaguaruana e Palhano.

Uma das iniciativas com maior investimento e impacto será a implantação de uma Central de Tratamento de Resíduos no município de Limoeiro do Norte, cujo objetivo principal é a destinação final dos resíduos urbanos, de saúde e da construção civil, além de prever uma área para poda e compostagem. Também será aplicado recurso para a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Vale do Jaguaribe, por meio de ações de coleta seletiva e reciclagem, com a implantação de ecopontos em onze cidades do consórcio de Limoeiro do Norte, além da organização de catadores nos municípios da região. De acordo com o secretário Quintino Vieira, as ações propostas pela SCidades caminham no sentido de prover os municípios de soluções capazes de atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Iremos implantar uma Central de Tratamento de Resíduos, mas também teremos ações focadas na reciclagem, articulação com catadores e com as indústrias que comprarão esses resíduos”, afirma.

Durante a reunião, a SCidades também se colocou à disposição dos municípios para apoiar projetos de melhoria de infraestrutura urbana por meio do Projeto Cidades do Ceará. Através desses projetos, o Governo do Estado pretende atuar na urbanização de áreas degradadas, construção de centros multifuncionais, rodovias, mercados públicos, recuperação e vitalização de áreas urbanas, e revitalização de centros históricos.

 

Cidades do Ceará

O programa Cidades do Ceará atua em duas macrorregiões do estado, Cariri Central e Vale do Jaguaribe/Vale do Acaraú, por meio de duas unidades gestoras distintas da Secretaria das Cidades. O programa tem como objetivo investir em regiões potenciais do Ceará polarizadas por municípios de médio porte, visando a descentralização do desenvolvimento socioeconômico do estado, diminuindo assim a pressão sobre a Região Metropolitana de Fortaleza.

27.01.2016

Assessoria de Comunicação da Secretaria das Cidades
Sabrina Lemos – (85) 3207.5249 ou 98603.0556
sabrina.lemos@cidades.ce.gov.br

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br   / 85 3466.4898