Mais Infância: Governo do Ceará entrega brinquedopraça em Itaitinga

30 de março de 2017 - 11:14 # # # # # # # # #

Foto: Ariel Gomes
Foto: Ariel Gomes

A Praça Luiz Gonzaga recebeu a inauguração do novo equipamento, que conta com mobiliário urbano, brinquedo de escalada, balanço duplo, playground, gira-gira e casinha para crianças de dois a 12 anos


Praça Luiz Gonzaga recebeu a inauguração do novo equipamento. Foto: Ariel Gomes
Música infanto-juvenil, espetáculos circenses, atividades lúdicas para crianças da comunidade marcaram a entrega de mais uma brinquedopraça realizada pelo Governo do Ceará, na noite da última quarta-feira (29). Desta vez, o município de Itaitinga foi contemplado pela ação que faz parte do Programa Mais Infância, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Leite de Santana.

A Praça Luiz Gonzaga recebeu a inauguração do novo equipamento, que conta com mobiliário urbano, brinquedo de escalada, balanço duplo, playground, gira-gira e casinha para crianças de dois a 12 anos. Segundo Onélia Leite, a chegada do benefício trará novas perspectivas de lazer e ocupação para o público infantil na Região Metropolitana de Fortaleza.


As brinquedopraças consistem na instalação de novas estruturas de lazer. Foto: Ariel Gomes

“A gente compreende que quando a criança está brincando ela está se desenvolvendo. Ela cria laços afetivos, guarda lembranças ao estar aqui brincando com a mãe e também desenvolve vínculos com a comunidade. Esse brinquedo é dos moradores de Itaitinga. Espero que a população cuide bastante deste espaço e que seja um local de desenvolvimento para as crianças do município”, disse a primeira-dama do Ceará.

Onélia Santana esteve acompanhada, durante a solenidade, do prefeito de Itaitinga, Abel Cercelino, e do secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino.

Para o prefeito, a chegada da brinquedopraça na cidade supre no cotidiano itaitinguense a lacuna de um lugar para as crianças fugirem do ócio em casa e encontrarem lazer.


Foto: Ariel Gomes

“Esse apoio do Governo do Estado é fundamental para dar uma condição de vida melhor para as nossas crianças. Esse equipamento possibilita, todo dia e noite, todos os pais e mães terem um local para trazerem seus filhos para brincar. Agora é importante que todos nós do município ocupemos essa praça de forma qualificada, cuidando e zelando pela estrutura proporcionada”, afirmou.

No último domingo, a primeira-dama inaugurou uma brinquedopraça em Juazeiro do Norte. O Governo do Ceará projeta a entrega de 40 brinquedopraças em 2017. Além destes equipamentos, 35 brinquedocreches e 15 Praças Mais Infância completam o planejamento do governo para o Programa Mais Infância.

As brinquedopraças consistem na instalação de novas estruturas de lazer – brinquedos – em praças já existentes e em bom estado de conservação. Na Praça Luiz Gonzada, de Itaitinga, a iniciativa foi possibilitada pela parceria entre a gestão estadual e o poder público municipal. Dentro do Programa Mais Infância, as brinquedopraças integram o pilar Tempo de Brincar, focado em garantir o direito da criança ao brinquedo e à brincadeira.”É importante para que a gente possa manter essas parcerias para instalação deste tipo de equipamento. Para que nossas crianças tenham onde brincar e se manter sempre em desenvolvimento”, expôs o titular da STDS, Josbertini Clementino.

Lugar de amizade

Niele Moura, 24, levou sua filha Israelly e a enteada Letícia, 10, para se divertirem nos escorregas. Foto: Ariel Gomes

No primeiro dia de funcionamento da brinquedopraça de Itaitinga, a dona de casa Niele Moura, 24, levou sua filha Israelly e a enteada Letícia, 10, para se divertirem nos escorregas, rodopios e espaços lúdicos proporcionados pela novidade. Para a jovem, o equipamento recém-inaugurado traz para o público infantil do município a chance de crescer com mais amizades e com o sentimento mais maduro de dividir os bens com o próximo.

“É muito legal ver a interatividade entre as crianças aqui na praça. Com os novos brinquedos, a tendência é que cada vez mais os pais tragam seus filhos e, assim, aumentam as chances dos meninos e meninas fazerem novos amiguinhos. Isso vai ser um ganho muito grande para a população”, opinou Niele. (5083)

Areninha em Itaitinga

Durante a entrega da brinquedopraça, o secretário Josbertini Clementino divulgou mais uma ação do governador Camilo Santana que será concretizada no município: a construção de uma Areninha.

“Nos últimos dias dessa semana, o prefeito Abel esteve conosco na STDS por determinação do governador Camilo Santana e gostaria de dizer a vocês, moradores de Itaitinga, que nós vamos trazer o Projeto Areninhas aqui para a cidade”. Com investimento da Prefeitura e do Governo do Ceará, Fortaleza já recebeu 21 unidades do equipamento esportivo. O Executivo estadual planeja ampliar a iniciativa para outros municípios a partir de 2017.

30.03.2017

André Victor Rodrigues
Repórter / Célula de reportagem

Núcleo de comunicação

  • Assessor Especial de Comunicação Chagas Vieira
  • Coordenador de Imprensa Ciro Câmara
  • Porta-voz Thiago Cafardo
  • Gestora de Conteúdo Suzete Nocrato
  • Gestor de Fotografia José Wagner
  • Fotografia Oficial Carlos Gibaja
  • Gestores de Secretarias Elton Viana Moema Soares
  • Comunicação Institucional Giselle Dutra
  • Gestor de Rádio Lúcio Filho
  • Gestor de TV Weberte Lemos
  • Gestor de Web Bruno Bacs
  • Gestor de Reportagem Wilson Zanini
  • Reportagem André Victor Rodrigues Fhilipe Augusto
  • Assessoria Primeira Dama Déborah Vanessa Wiarlen Ribeiro
  • Fotografia Ariel Gomes Marcos Studart Tiago Stille Nívia Uchôa Lia de Paula
  • Mídia Sociais Daniel Santos Yuri Lobato