Banco de leite do Hospital César Cals incentiva doação para reforçar o estoque

7 de abril de 2017 - 11:50 # # # # #

Foto: Assessoria de Comunicação do HGCC Assessoria de Comunicação do HGCC Wescley Jorge ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 Facebook.com/HospitalGeralCesarCals

Há duas maneiras de entrar em contato com o banco de leite do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da rede pública do Governo do Ceará. Uma é por meio do número gratuito 0800 286 5678 e a outra é pessoalmente, no próprio banco, que fica na Avenida Imperador, 545, Centro de Fortaleza. Único com atendimento 24 horas, todos os dias, inclusive nos fins de semana e feriados, o banco possui uma equipe composta por enfermeiros, técnicos em enfermagem, bioquímicos, técnicos de laboratório e agente administrativos, prontos para prestar o atendimento e também para receber a doação das mães que estão amamentando e têm excesso de leite.

“Temos uma equipe preparada para receber as doações das mães que estão amamentando e tem excesso de leite. É só ligar para o nosso 0800 286 5678, que vamos buscar o leite na casa da doadora”, informa a coordenadora do banco, Rejane Santana. Com a proximidade da Semana Santa, o banco já se prepara para reforçar o estoque de leite. As mães que desejarem doar podem entrar em contato com o banco, fazer o cadastro, receber as orientações sobre doação e agendar o dia para buscar o leite. “O leite doado passa por um rigoroso controle de qualidade e vai ser levado para todos os bebês que estão internados nas Unidades de terapia Intensiva do Estado”, explica Rejane.

Além de ser responsável pela captação das doações, controle de qualidade e distribuição para os bebês, o banco também faz atendimento às mães, seja por telefone ou pessoalmente. Também podem procurar por atendimento qualquer membro da família que tiver alguma dúvida sobre doação e aleitamento materno. Assim, como acontece diariamente, o banco funcionará normalmente durante o feriado de Páscoa, que vai iniciar na quinta-feira, 13, indo até o domingo, dia 16. “Cientes da importância do aleitamento materno, funcionaremos ininterruptamente no feriado para atender todas as demandas, inclusive mães e familiares que ligarem ou comparecerem ao banco para informações e ou atendimento especializado” reforça a coordenadora.

Rosa Maria Vasconcelos Monte veio ao banco de leite para atendimento na manhã de segunda-feira, 3, juntamente com o filho, Ruan Monte de Oliveira, de apenas sete dias de vida. Mesmo com a mama cheia, o pequeno Ruan não conseguia sugar o leite. O incômodo e a dor já machucavam a mãe, que teve o filho num hospital da rede particular de Fortaleza. “Foi muito difícil para mim. Fui a outro banco, fizeram a massagem, o peito ficou cheio, mas ele não conseguia pegar”, esclarece a mãe. Tudo mudou com o atendimento realizado no banco do Hospital César Cals. “Hoje cheguei ao banco do HGCC e logo no primeiro momento, meu filho começou a mamar”, comemora. Ela conta que chorava muito por causa das dores e ainda se desesperava porque mesmo tendo muito leite, o filho não conseguia mamar. O desespero que ela sentia antes do atendimento deu lugar ao alívio e a felicidade poder alimentar o filho.

O compromisso do Hospital César Cals, referência estadual em banco de leite humano é favorecer e proporcionar um atendimento de qualidade às mães e gestantes com dúvidas e questionamentos sobre aleitamento materno e doação. Além disso, é responsável ainda pelo cuidado e distribuição de leite de outros 10 postos de coleta do Ceará. Para que esse trabalho todo seja realizado, as mães doadoras são protagonistas nesse processo. Por conta disso, em 19 de maio, comemora-se o Dia da Doadora de Leite materno. O HGCC já está preparando uma programação especial para agradecer e reconhecer as mais de 30 doadoras que se empenham nesse gesto de amor e solidariedade.

Núcleo de comunicação

  • Assessor Especial de Comunicação Chagas Vieira
  • Coordenador de Imprensa Ciro Câmara
  • Porta-voz Thiago Cafardo
  • Gestora de Conteúdo Suzete Nocrato
  • Gestor de Fotografia José Wagner
  • Fotografia Oficial Carlos Gibaja
  • Gestores de Secretarias Elton Viana Moema Soares
  • Comunicação Institucional Giselle Dutra
  • Gestor de Rádio Lúcio Filho
  • Gestor de TV Weberte Lemos
  • Gestor de Web Bruno Bacs
  • Gestor de Reportagem Wilson Zanini
  • Reportagem André Victor Rodrigues Fhilipe Augusto
  • Assessoria Primeira Dama Déborah Vanessa Wiarlen Ribeiro
  • Fotografia Ariel Gomes Marcos Studart Tiago Stille Nívia Uchôa Lia de Paula
  • Mídia Sociais Daniel Santos Yuri Lobato