Governo do Ceará entrega Centro de Educação Infantil para crianças de Itaitinga

20 de abril de 2017 - 14:13 # # # # # # #

Fotos: Carlos Gibaja e Marcos Studart / Governo do Ceará André Victor Rodrigues Repórter / Célula de reportagem

O Centro de Educação Infantil de Itaitinga tem estrutura para atender até 208 crianças, dentro da faixa de 0 a 5 anos. A área construída possui quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground
As famílias de Itaitinga agora dispõem de espaço educacional com estrutura e segurança para matricular suas crianças. O governador Camilo Santana inaugurou, na manhã desta quinta-feira (20), o Centro de Educação Infantil Rita Laureano dos Santos. Esse é o 18º CEI entregue pelo Governo do Ceará. O novo equipamento é fruto de investimento de R$ 1,1 milhão, proveniente do Executivo estadual, de empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contrapartida do município.

Durante a solenidade de entrega, Camilo Santana participou de visita às instalações da unidade educacional, junto a crianças, professores e funcionários do CEI. O governador afirmou que a construção destes centros faz parte do empenho do Estado em proporcionar as condições adequadas para que os estudantes de desenvolvam com qualidade desde o início da vida.

“Esse Centro de Educação não deixa a desejar a nenhuma creche particular do país. Não só pela estrutura física, pela qualidade da infraestrutura, mas também pelo atendimento e pelas pessoas que cuidam bem e orientam nossas crianças. Desde a alimentação ao cuidado o dia inteiro nesse espaço. Essa é a política: fazer o melhor para as pessoas que mais precisam, não só em Itaitinga, mas em todo o Estado do Ceará”, disse o chefe do Executivo.

Camilo Santana reforçou que a gestão estadual manterá o ritmo de investimentos na Educação, em todas as etapas do ensino, considerando a área como campo prioritário dentro do campo das políticas públicas. “O Estado apostou muito, ao longo dos anos, no Ensino Fundamental através da parceria com os municípios. No PAIC, nas premiações, na repartição do ICMS de acordo com os resultados na Educação. Isso fez com que o Ceará desse um salto importante. Depois avançamos no Ensino Médio, com as Escolas em Tempo Integral e a Escola Profissionalizante. Agora queremos dar um salto maior na Educação Infantil, nas crianças de 0 a 5 anos, que é o início da vida dos futuros jovens cearenses. Se eles não começarem bem, sendo bem cuidados e orientados, tem a possibilidade de se comprometer toda a vida escolar”.

O governador esteve acompanhado do secretário da Educação, Idilvan Alencar, do prefeito de Itaitinga, Abel Jr., do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado estadual Zezinho Albuquerque, do deputado estadual Elmano Freitas, dentre outras lideranças políticas.
Espaço de qualidade

O Centro de Educação Infantil de Itaitinga tem estrutura para atender até 208 crianças, dentro da faixa de 0 a 5 anos. A área construída possui quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground. No CEI, serão realizadas atividades voltadas a aprendizagem, através de jogos e atividades interativas. A obra foi supervisionada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), por meio do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), e traz à população a alternativa pública de dar educação de qualidade às crianças.

Para as famílias do município, a inauguração traz a sensação de tranquilidade na hora de encontrar o lugar ideal onde deixar as crianças na hora do trabalho. Este é o caso da pedagoga Daniela Barros, 34, que agora garante estar em paz ao pensar no futuro escolar do filho Davi, de apenas dois anos.

“Muitas mães aqui trabalham e não têm com quem deixar os seus filhos. Hoje em dia é muito difícil encontrar alguém de confiança, então esse CEI chegou na hora certa. Deixando a criança aqui, vou tranquila para o trabalho, ciente de que o Davi está sendo bem cuidado e vai aprender bastante com as professoras”, contou.

O prefeito de Itaitinga, Abel Jr., afirma que a cidade ganha um marco para a Educação e os pequenos moradores da cidade agora podem vislumbrar um futuro melhor e de muitas oportunidades pela frente. “Esse é um momento muito importante para Itaitinga. Com a inauguração do CEI, daremos uma qualidade de ensino melhor às nossas crianças desde o início. O povo da cidade está feliz, agradecido e acredita no governo de Camilo Santana”, resumiu.
Centros de Educação Infantil no Ceará

Além de Itaitinga, foram inaugurados outros 17 Centros de Educação Infantil em Aquiraz (2), Iguatu (2), Quixeramobim (1), Sobral (2), Tauá (2), Varjota (2), Tianguá (3), Guaraciaba do Norte (1) e Viçosa (2).

As ações fazem parte do pacote de investimentos que assegura a construção de novos espaços educacionais com o mesmo padrão. Os recursos são da ordem de R$ 70,8 milhões e integram o Programa de Ampliação da Oferta Municipal de Educação Infantil. Ao todo, o Estado ganhará 119 CEIs.

Núcleo de comunicação

  • Assessor Especial de Comunicação Chagas Vieira
  • Coordenador de Imprensa Ciro Câmara
  • Porta-voz Thiago Cafardo
  • Gestora de Conteúdo Suzete Nocrato
  • Gestor de Fotografia José Wagner
  • Fotografia Oficial Carlos Gibaja
  • Gestores de Secretarias Elton Viana Moema Soares
  • Comunicação Institucional Giselle Dutra
  • Gestor de Rádio Lúcio Filho
  • Gestor de TV Weberte Lemos
  • Gestor de Web Bruno Bacs
  • Gestor de Reportagem Wilson Zanini
  • Reportagem André Victor Rodrigues Fhilipe Augusto
  • Assessoria Primeira Dama Déborah Vanessa Wiarlen Ribeiro
  • Fotografia Ariel Gomes Marcos Studart Tiago Stille Nívia Uchôa Lia de Paula
  • Mídia Sociais Daniel Santos Yuri Lobato