Secitece inicia elaboração do novo Plano Estadual de CT&I

26 de maio de 2017 - 14:50 # # # #

Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior – Secitece Emilia Augusta Bedê – Coordenadora de comunicação – (85) 9 9994.9140 Redação: Cynthia Cardoso

Lançamento oficial das atividades será na próxima segunda (29), no Sebrae. Oficinas de trabalho estão marcadas em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte

Na próxima segunda-feira (29), diversos representantes da cadeia de ciência e tecnologia estarão reunidos para o lançamento oficial da elaboração do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável do Ceará. O evento será realizado no Sebrae (Avenida Monsenhor Tabosa, 777 / Praia de Iracema), a partir das 9 horas.

A promoção é do Governo do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). O objetivo com o plano é realizar a análise situacional da oferta e demanda do sistema de CT&I do Ceará frente aos desafios e com visão de futuro até 2050. Uma agenda estratégica de curto, médio e longo prazos será construída com foco na Inovação como elemento central na estratégia de desenvolvimento.

O documento será vinculado às premissas do “Ceará do Conhecimento”, parte integrante do plano estadual de governo. O novo plano de CT&I pretende contribuir para a redução da desigualdade, o combate à pobreza, a preservação do meio ambiente e o aumento da competitividade sistêmica do Ceará, por meio do desenvolvimento científico e tecnológico.

Oficinas para elaboração do documento

No mesmo dia, às 13h30, no Sebrae, haverá a primeira oficina de trabalho para a elaboração do plano de CT&I. Para tanto, a Secitece identificou e convidou para compor este núcleo executivo um grupo de atores relevantes, formado por representantes do sistema estadual de CT&I e do setor produtivo.

Como forma de reforçar o caráter estadual e abrangente do plano, a Secitece realizará oficinas de trabalho também na Zona Norte e na Região do Cariri. Os eventos estão marcados para o dia 1º/6 em Juazeiro do Norte (auditório da Faculdade Unileão – Av. Letícia Pereira, s/n – Lagoa Seca), a partir das 9h; e dia 7/6 em Sobral, no auditório da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Campus Betânia (Av. da Universidade, 850 – Betânia), a partir das 14h.

A elaboração do plano contará com cinco reuniões, de maio a novembro, com o objetivo de aportar conteúdo, experiências e conhecimentos específicos e definir os elementos que comporão a estratégia estadual de CT&I.

Serviço

Primeiro evento do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável do Ceará
Data: 29.05.2017
Local: auditório do Sebrae (Avenida Monsenhor Tabosa, 777 – Praia de Iracema – Fortaleza/CE)
9h – Lançamento oficial da elaboração do Plano
13h30min – Oficina de trabalho com atores da cadeia de CT&I

Mais informações:
Secitece – (85) 3101-6449