Juventude em Ação: edição 2017 do programa de prevenção às drogas alcançará mais de oito mil estudantes

10 de julho de 2017 - 10:11 # # #

Fernando Brito Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) (85) 3238.5090 / 99910.3443 - comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br www.spd.ce.gov.br Facebook: spdceara Twitter: @spdceara

Durante todo este mês, a equipe do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / Juventude em Ação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) percorrerá os sete municípios e as 18 escolas que participam da III edição do programa Juventude em Ação (JA) este ano.

O objetivo da equipe da SPD é realizar uma apreciação da ações já desenvolvidas e planejar a apresentação oficial da ação preventiva para a população local, gestores, lideranças comunitárias, familiares, vizinhos e amigos dos estudantes, atores da rede de apoio formal e informal.

Serão percorridas as escolas selecionadas em Fortaleza, Capistrano, Quixeramobim, Sobral, Horizonte, Juazeiro do Norte e Maracanaú. Mais de oito mil estudantes serão contemplados com o Juventude em Ação em 2017. Nos sete municípios, as atividades serão desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc).

Na Escola de Ensino Médio (EEM) Professora Eudes Veras, no município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), estudantes, direção e coordenação já começaram o aquecimento para a gincana artístico-cultural do JA. No estabelecimento de ensino serão contemplados 894 alunos.

Em Fortaleza, nas escolas Santo Amaro e São Francisco, localizadas no bairro Bom Jardim; e na Escola Miriam Porto, no bairro Tancredo Neves, já aconteceram oficinas de preparação para a ação da multiplicação do saber.

Participaram cerca de 60 estudantes, que levaram o jogo ‘Na Trilha da Prevenção’ para outros jovens, multiplicando informações científicas sobre drogas, pautadas em princípios éticos e ancoradas na vida cotidiana e na prática da realidade na direção da valorização da vida, para outros jovens das comunidades do entorno das escolas.

O JA proporciona, entre outros benefícios, o favorecimento do protagonismo juvenil nas comunidades, a conscientização sobre direitos e deveres na direção de ações proativas e cidadãs e a socialização de conhecimentos sobre drogas e seus efeitos para a saúde física, mental e social.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, destaca: “o Estado do Ceará é pioneiro no Brasil na aplicação de um programa de prevenção voltado, exclusivamente, para estudantes do ensino médio, favorecendo o protagonismo juvenil no âmbito da prevenção ao uso de entorpecentes”.