Gestão fiscal do Ceará é apresentada em encontro de empresários em São Paulo

8 de agosto de 2017 - 17:04 # # #

Foto: © Germano Luders/Revista EXAME

O Governo do Ceará apresentou, em São Paulo, para uma plateia de empresários, o modelo de gestão fiscal que permite ao Estado manter o ritmo de investimentos mesmo em meio a um período de instabilidade nacional. Os secretários Élcio Batista, do Gabinete do Governador, e Mauro Filho, da Fazenda, representaram o Estado no Encontro EXAME CEO.

Mauro Benevides proferiu palestra durante a abertura do evento. Ele destacou algumas medidas implementadas para driblar a situação econômica no Ceará, como a criação de um programa de contenção de gastos de R$ 400 milhões com cortes especificamente em despesas de custeio e de pessoal e não no volume de investimentos.

“Criamos uma emenda de teto de gastos, com exceção de investimentos. Eles têm que ser uma prioridade para o setor público”, comentou. “Ajuste fiscal é você dotar o estado de condições de investir, de atender as demandas da população”, emendou Benevides.

O titular da Secretaria da Fazenda apontou outras medidas, como a diminuição de 10% nos incentivos fiscais, o que rendeu incremento nos números, e a criação de indicadores para acompanhamento de resultados em cada setor. “Se um município quer mais ICMS, deve mostrar mais resultados. Se um funcionário público quer 14° salário, deve também melhorar os resultados”, exemplificou Mauro.

O Encontro EXAME CEO reuniu gestores públicos e executivos de algumas das mais importantes empresas brasileiras com o objetivo de discutir as estratégias de negócios vencedoras no difícil ambiente econômico brasileiro. O evento integra as comemorações dos 50 anos da revista EXAME.