Dragão do Mar realiza duas mostras gratuitas de performances a partir desta sexta-feira (11)

10 de agosto de 2017 - 16:35 # # # # #

Luar Maria Brandão Assessoria de Comunicação do Instituto Dragão do Mar Telefones: +55 85 3488.8625/ +55 85 98970.8081

Em parceria com o projeto Dança em Foco (RJ), o Centro Dragão do Mar apresenta a Mostra Entre Performances, de 11 a 13 de agosto, com nove atrações em vários espaços do centro cultural, e a Mostra Videografias Performativas, em cartaz de 11 a 30 de agosto, na Multigaleria

Uma das maiores expressões da arte contemporânea, a performance cearense tem uma rica produção que se encontra na segunda edição da Mostra Entre Performances e da Mostra Videografias Performativas, a partir desta sexta-feira (11), em vários espaços do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Realizada em parceria com o projeto Dança em Foco (RJ), as mostras apresentam as mais recentes montagens do gênero, selecionadas por meio dos Editais Culturais, os editais de ocupação do Dragão do Mar. As mostras são, portanto, parte da Temporada de Arte Cearense.

De 11 a 13 de agosto, a Mostra Entre Performances apresenta nove atrações que fazem aproximações diversas e experimentações estéticas que dialogam com os espaços do Dragão do Mar e que combinam elementos do teatro, das artes visuais e da música. Compõem a programação: “Vendedor de Amor”, do Grupo As 10 Graças de Palhaçaria; “Pajeú”, da Inquieta Cia.; “Aceita”, do Coletivo Transeuntes; “Nascimento do Homem”, do Grupo Panelinha de Teatro; “Dicotomia”, de Thomas Saunders; “Azul”, de Ítalo Campos; “Entre: Dragão do Mar”, do Entre: Núcleo de Investigação Cênica; e “Carvão para seus olhos tocarem”, de RC Campos. Além das performances, a mostra terá ainda show de Ivan Timbó. A programação tem início às 18h, nesta sexta-feira (11).

Já a Mostra Videografias Performativas traz a exuberância prática e reflexiva sobre os campos da performance, de 11 a 30 de agosto, na Multigaleria. Serão exibidos “Bela, recatada e do lar”, do Comedores de Abacaxi S/A; “Centauro”, de Marina de Botas; “O batedor de bolsa”, de Dalton Paula; “Café Colônial”, de Naiana Magalhães; “Zeitgeist”, de Paul Setúbal; “Malacon”, de Marcos Martins; “Performance magia política e ativismo psíquico”, de Marcelo Gandhi; “marxha das cem tetas”, de Marie Carangi; “Mamilo proibidão”, de Raoni Shaira; “Desaba”, da Inquieta Cia.

TAC

As mostras são parte da Temporada de Arte Cearense (TAC) 2016/2017, programação que reúne os projetos artísticos selecionados pelos Editais Culturais – os editais de ocupação do Dragão do Mar. A TAC renova mensalmente as atrações de sua programação, destacando sempre as novidades da produção artística do Ceará, nas mais diversas linguagens. Nesta terceira edição, que vai de agosto de 2016 a dezembro de 2017, a TAC realiza 536 apresentações artísticas dos 176 projetos selecionados pelos Editais Culturais 2016/2017.

Parceria

As mostras Entre Performances e Videografias Performativas serão realizadas em parceria com o Dança em Foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança, realizado tradicionalmente no Rio de Janeiro. Neste ano, pela primeira vez, o festival, que está na 15ª edição, será realizado em Fortaleza. De 11 a 30 de agosto, no Dragão do Mar, o Dança em Foco apresenta a Mostra Internacional de Videodança, Masterclasses e Palestras (MIV).

Haverá programação ainda nos dias 16, 17 e 18 deste mês, na Escola Porto Iracema das Artes, com a participação de Alexandre Veras (Brasil), Andres D. Abreu (Cuba), Brisa MP (Chile), Gilles Jobin (Suíça) e Ximena Monroy (México). O Dança em Foco é um projeto de difusão, experimentação, formação e produção das diferentes possibilidades de relação entre o vídeo e a dança. Criado em 2003 no Rio de Janeiro, é o primeiro evento brasileiro dedicado à interface vídeo/ dança. Em breve, toda a programação estará disponível no site www.dancaemfoco.com.br.

SERVIÇO

Mostra Entre Performances 2017
Quando: de 11 a 13 de agosto de 2017
Onde: em vários espaços do Centro Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Acesso gratuito
Mostra Videografias Performativas 2017
Quando: de 11 a 30 de agosto de 2017
Onde: Multigaleria (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Visitação: de terça a domingo, das 14h às 21h (acesso até as 20h30)
Acesso gratuito