Projeto Juventude do Futuro: SPD inicia formação de profissionais dos municípios a serem contemplados em 2017

10 de agosto de 2017 - 16:30 # # #

Fernando Brito Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) (85) 3238.5090 / 99910.3443 - comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br www.spd.ce.gov.br Facebook: spdceara Twitter: @spdceara

Capacitação contempla programas federais de prevenção às drogas Jogo Elos e Famílias Fortes

Profissionais e apoiadores da Educação e Saúde de cinco municípios cearenses estão reunidos, a partir desta quinta-feira e até o próximo sábado, na sede da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD). Eles participam da capacitação oferecida pela pasta, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), para a implementação do programa de prevenção Jogo Elos – Construindo Coletivos.

Os participantes da formação são provenientes dos municípios de Horizonte, São Gonçalo do Amarante, Eusébio, Redenção e Beberibe. São cerca de 40 pessoas que serão capacitadas pelas formadoras federais Núbia Caetano e Flávia Lacerda, vinculadas à Fiocruz.

A capacitação no programa Jogo Elos se desenvolverá em módulos. Os participantes aprenderão a desenvolver, em sala de aula, uma proposta lúdica que produz uma interação harmônica e cooperativa entre educandos e educadores, estimulando a construção de espaços propícios para o aprendizado em geral e a prevenção ao uso de drogas.

Habilidades sociais, como autoconhecimento, autocontrole, empatia, oralidade e tolerância, também são estimuladas através do Jogo Elos, contribuindo para que as crianças se tornem mais participativas e colaborativas. Inserido no Projeto Juventude do Futuro da SPD, o programa será desenvolvido em escolas de ensino fundamental I da rede municipal ao longo do segundo semestre letivo, beneficiando crianças de 6 a 10 anos de idade.

Na abertura da formação, a secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, deu as boas-vindas aos participantes, ressaltando a prevenção como o principal eixo de atuação da SPD. A gestora pediu o engajamento de todos para o sucesso do programa, que acontece no Ceará pelo terceiro ano consecutivo. Em 2016, foram favorecidos 3.255 estudantes.

Ao todo, nove municípios serão contemplados com programa Jogo Elos em 2017. A formação dos profissionais e apoiadores das demais localidades beneficiadas – Iguatu, Quixelô, Juazeiro do Norte e Crato – será iniciada na próxima semana.

Paralelo à capacitação no Jogo Elos, a SPD também iniciou, nesta quinta-feira, a formação de profissionais para a aplicação do programa de prevenção às drogas Famílias Fortes (PFF), também inserido no Programa Juventude do Futuro. A atividade beneficiará, inicialmente, servidores indicados dos municípios de Horizonte e Beberibe e está acontecendo na Casa dos Conselhos, em Horizonte.

A abertura da formação em Horizonte contou com a presença do prefeito Chico César; da secretária de Assistência Social e Trabalho, Shirley Chaves Braga; e da coordenadora de Políticas sobre Drogas do município, Andreia Monteiro. A secretária Executiva da SPD, Tamara Holanda, prestigiou o evento; bem como a gerente do Programa Juventude do Futuro, Natália Alexandre.

O PFF é voltado para famílias de crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos. A meta é reduzir os fatores de risco e construir ou fortalecer os vínculos familiares e comunitários. A ação envolve a participação de profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Em 2017, serão contemplados 16 municípios cearenses com o PFF: Caucaia, Maracanaú, Horizonte, Maranguape, São Gonçalo do Amarante, Aquiraz, Redenção, Eusébio, Beberibe, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Icó, Iguatu, Quixelô e Sobral. Em 2016, foram realizados mais de seis mil atendimentos.