Lançado programa Juventude em Ação em Capistrano

14 de agosto de 2017 - 12:08 # # # #

Fernando Brito Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) (85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br www.spd.ce.gv.br Facebook: spdceara

O entusiasmo tomou conta dos estudantes do ensino médio em Capistrano, município da região do Maciço de Baturité. Os jovens estão sendo beneficiados com o programa de prevenção às drogas Juventude em Ação (JA). A iniciativa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) está acontecendo na Escola Deputado Ubiratan Diniz Aguiar, favorecendo 750 alunos. Trata-se da única unidade estadual de ensino médio da localidade.

Através do programa JA, os alunos estão tendo a chance de participar de movimentada gincana cultural que envolve atividades integrativas, a exemplo de concursos culturais, exposições, jogo Na Trilha da Prevenção, rodas de conversa e oficinas, dentre outras. As tarefas giram em torno da prevenção ao uso de drogas, alcançando, além dos estudantes, seus familiares, amigos e a comunidade onde estão inseridos. A ideia é de uma grande ciranda de promoção do bem-estar e em prol de uma vida saudável.

O lançamento oficial do JA em Capistrano aconteceu na última sexta-feira (11), na quadra da EEM Ubiratan Diniz Aguiar. A solenidade contou com a presença da secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio. Falando ao público presente, a gestora não conteve seu entusiasmo diante da disposição dos estudantes de participarem do programa de prevenção idealizado pela SPD.

“A prevenção às drogas caminha ao lado da educação”, enfatizou a titular da SPD, lembrando que o JA contribui para a formação de cidadãos saudáveis e fortalece os laços familiares e comunitários, além de proporcionar uma ampla discussão sobre o tema ‘drogas’, de forma aberta e sem preconceitos.

Aline Bezerra Câncio destacou que o Ceará é primeiro Estado do País a implantar um programa de prevenção às drogas voltado diretamente para os estudantes do ensino médio, numa iniciativa genuinamente cearense viabilizada pela equipe do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / JA da SPD.

Presente ao evento, o secretário Especial Adjunto de Políticas sobre Drogas, Cláudio Saraiva, enalteceu a chegada da SPD em Capistrano, trazendo um de seus programas de prevenção para o município. Para ele, a JA estimula a abordagem do tema ‘drogas’ e seus efeitos para a saúde e, ao mesmo tempo, valoriza as práticas artísticas e culturais dos jovens, tornando-os protagonistas do cotidiano.

Em 2017, o Juventude em Ação será desenvolvido em 18 escolas do ensino médio de sete municípios cearenses, beneficiando mais de oito mil alunos. Além de Capistrano, as cidades contempladas são: Fortaleza, Quixeramobim, Sobral, Horizonte, Juazeiro do Norte e Maracanaú. As atividades são efetivadas em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc).