Inhamuns: Governo do Ceará entrega nova escola de Ensino Médio em Arneiroz

1 de setembro de 2017 - 08:34 # # # #

Fotos: Davi Pinheiro / Governo do Ceará André Victor Rodrigues Repórter

Com a abertura da unidade, a rede estadual na região passa a contar agora com 13 escolas, sendo sete de Ensino Médio Regular; duas de Educação Profissional; duas de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral; um Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) e uma Escola de Educação Indígena

Na região do Sertão de Inhamuns, a rede de ensino estadual passa a contar com estrutura moderna para jovens estudantes. O Governo do Ceará inaugurou, nesta quinta-feira (31), em Arneiroz, a nova sede da Escola de Ensino Médio Maria Dolores Petrola. Tomada pela festa de alunos e educadores, a cerimônia de entrega do equipamento contou com a presença do governador Camilo Santana, acompanhado por lideranças políticas da região.

O prédio inaugurado recebeu investimento de R$ 4,6 milhões, oriundos dos governos estadual e federal, para construir, mobiliar e equipar o novo espaço. A EEM dispõe de seis salas de aula (capacidade para atender a até 810 estudantes nos turnos manhã, tarde e noite), biblioteca, laboratórios de Línguas, Informática e de Ciências (Química, Biologia, Física e Matemática), sala para o grêmio estudantil e quadra poliesportiva.

Camilo Santana afirmou que a obra é fruto da luta de professores, alunos e pais de alunos de Arneiroz, que reivindicaram junto ao Estado a necessidade de se ter um espaço de mais qualidade para o ensino de jovens e adolescentes que cursam o Ensino Médio na região. O governador também reforçou que o Governo do Ceará tem mantido no campo prioritário as ações e investimentos voltados para a rede pública.

“A inauguração dessas novas escolas é muito relevante para o avanço do ensino de qualidade no Estado do Ceará. A coisa mais importante para nós é o investimento na educação do povo cearense. Temos colocado isso como prioridade e não temos medido esforços no sentido de investir cada vez mais”, discursou o chefe do Executivo.

Após solenidade de inauguração, o governador visitou as instalações do equipamento estadual e conversou com professores e alunos que serão beneficiados com a obra. Camilo esteve acompanhado do deputado federal Odorico Monteiro, do deputado estadual Audic Mota, do prefeito de Arneiroz, Edgar Monteiro, da diretora da escola, Maria Leoneide, dentre lideranças políticas.

Com a abertura da unidade, a rede estadual na região passa a contar agora com 13 escolas, sendo sete de Ensino Médio Regular; duas de Educação Profissional; duas de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral; um Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) e uma Escola de Educação Indígena.

 

Nova realidade

Em 47 anos de existência, completados no último mês de março, a EEM Maria Dolores Petrola vivencia um marco com a entrega do novo prédio. Durante a tarde desta quinta-feira, os estudantes da antiga sede conheceram o espaço que, a partir de agora, será o seu lugar de desenvolvimento educacional e abertura de oportunidades, com todas as ferramentas disponíveis para o aprendizado.

Aos 16 anos, Aparecido de Lima se encanta pela expectativa de usufruir dos laboratórios de Ciências. Quer aprender mais através de aulas práticas e ir além das aulas convencionais de sala. “Essa estrutura me dá mais estímulos para passar um tempo maior de dedicação aos estudos. Agora cabe a nós estudantes utilizarmos da melhor forma e aproveitar os benefícios de todo o espaço, que está muito bom”, relatou o adolescente, que cursa o 3º ano do Ensino Médio.

O investimento numa estrutura de alto padrão para alunos da rede pública também traz mais segurança aos cearenses do Sertão do Inhamuns de que vale a pena concluir os estudos. Iasnaya Pereira, 25, faz o 2º ano e agora sente-se ainda mais motivada a estudar numa escola capaz de oferecer perspectivas para um futuro melhor.

“Eu estou muita impressionada com a qualidade da escola. É tudo de primeira linha. Eu sempre morei no Interior e nunca tinha sido surpreendida com algo assim para os alunos de escola pública”, sorriu a jovem.