Sesporte promove ação de apoio aos paradesportistas do Ceará

22 de setembro de 2017 - 11:34 # # #

Rebeca Lobo - Ascom Sesporte
rebeca.lobo@esporte.ce.gov.br

Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, os paratletas farão uma demonstração de futebol na Arena Castelão

A Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) irá promover neste sábado (23), no estádio da Arena Castelão, uma ação de apoio ao paradesporto cearense em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, antes da partida entre Ceará x Brasil de Pelotas-RS, pela Série B do Campeonato Brasileiro, na Arena Castelão.

Na ocasião, os paratletas e comissão técnica da equipe de futebol de Amputados da Associação D’Eficiência Superando Limites (Adesul), farão uma breve demonstração em campo para o público presente, mostrando que é possível praticar atividades esportivas e superar barreiras mesmo possuindo alguma deficiência (física, auditiva, visual ou intelectual).

O idealizador da ação e secretário do Esporte do Estado do Ceará, Euler Barbosa, estará presente durante o momento onde os paradesportistas serão homenageados.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência comemora-se oficialmente no dia 21 de setembro, data em que se reivindica a igualdade de direitos e o exercício pleno da cidadania para pessoas com deficiência.

Futebol de Amputados

Esta modalidade, que existe desde a década de 80, é uma variação do futebol convencional, onde só podem participar atletas com amputação de membro inferior (jogadores de linha) e superior (goleiro). As partidas acontecem em campos society e seguem a dinâmica do Fut7, isto é, com sete jogadores de cada lado e com duração de dois tempos de 25 minutos. Fora esses “detalhes”, às regras como um todo seguem o padrão do futebol.

Serviço

Ação de Apoio aos Paradesportistas do Ceará
Data: 23 de setembro (sábado)
Horário: 18h
Local: Arena Castelão
Endereço: Av. Alberto Craveiro, s/n – Castelão