Governo do Ceará assina acordo com líder mundial em cooperativismo

17 de novembro de 2017 - 17:59 # # #

Assessoria de Comunicação da SDA - (85) 3101.8105 / 3101.8137

O Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), assina na próxima segunda-feira (20), às 10h, um acordo de cooperação técnica com a Fundação Mundukide. A entidade que representa a Corporação Mondragon, oriunda do País Basco, na Espanha, passa a “estabelecer e desenvolver relações de cooperação internacional por meio de transferência de conhecimentos técnicos, científicos e culturais”.

O contrato, com prazo de vigência de cinco anos, “será desenvolvido dentro das áreas de atuação das duas instituições, particularmente no que diz respeito ao Desenvolvimento do Cooperativismo nas Associações e Cooperativas da Agricultura Familiar do Estado do Ceará”. Dentre as modalidades contempladas pelo documento, estão: transferência de tecnologias, intercâmbios, capacitações, seminários, palestras, simpósios, programas e planos de estudo em conjunto.

A assinatura é o primeiro acordo estabelecido entre a Mundukide e um estado brasileiro. Toda a informação resultante das atividades conjuntas realizadas pelo acordo estará à disposição de ambas as partes e será propriedade das mesmas, sendo as informações de natureza confidencial reguladas pela legislação brasileira.

Para o coordenador geral do Programa Brasil da Mundukide, José Luiz Lejardi, a parceria entre o Governo do Ceará e a Mundukide é o ponto alto da atuação da fundação no País. Pela primeira vez a organização atua ligada a um órgão estadual. “O nosso papel é desenvolver um modelo de gestão capaz de simplificar e melhorar a atuação das associações e cooperativas em todos os seus âmbitos (da produção à comercialização), entendendo-as a partir da nossa experiência dentro e fora do Brasil”, disse.

O Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Fundação Mundukide está firmado com base na Lei Federal 8.666/93 (Lei das Licitações), em especial no artigo 116; bem como nos decretos Nos. 6.170/07 e 93.872/86, na Portaria Interministerial No. 127 de 29 de maio de 2008 e nas demais legislações de Direito Internacional.

Próximos passos

A assinatura do Acordo de Cooperação entre a SDA e a Mundukide tem em vista o aperfeiçoamento da execução de contratos do Projeto São José com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) no Estado do Ceará. Segundo balanço da Secretaria, o projeto dispõe de 102 contratos, no valor de R$ 40.054.477,89, celebrados com associações e cooperativas ligadas ao movimento social, contemplando 2.275 famílias da zona rural.

“(A assinatura do acordo) É de grande importância porque, além de ser uma organização que com experiência na área camponesa, ela (a Fundação Mundukide) vem somar e fortalecer as cadeias produtivas as cadeias produtivas do projeto São José voltadas a assentamentos rurais”, vê com otimismo o dirigente estadual do MST, Ricardo Cassundé.

Mundukide

A Fundação Mundukide, representante da Mondragon para os países do Sul, surgiu em 1999 com a missão de partilhar experiências e know-how mobilizando a solidariedade do mundo do trabalho cooperativo. O objetivo é promover o desenvolvimento autogerido e integral baseado e orientado a partir dos valores de solidariedade, trabalho e transformação social.

A atividade no Brasil se inicia no Paraná, em 2008, com o Programa Cantuquiriguaçu, com a colaboração do Movimento dos Sem Terra e da Faculdade de Ciências e Humanas e Educação HIHEZI, especializada em inovação educativa, comunicação e cooperativismo. Dentre os resultados estão a implementação de um Plano de Gestão e a formação de 20 educandos em Tecnologia de Gestão de Cooperativas.

Atualmente, a Fundação Mundike também desempenha atividades nos estados de Sergipe, desenvolvendo um Curso Informal em Gestão de Cooperativas para 40 alunos, integrado com programas de assessoramento para as cooperativas do movimento; e Rio Grande do Sul, realizando assistência técnica para as cooperativas dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (COOTAP) e Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (COOPAN).

Serviço

Assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre SDA e Mundukide
Local: Auditório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA)
Endereço: Av. Bezerra de Menezes, 1820, São Gerardo – Fortaleza/CE
Horário: 10h