Governo do Ceará entrega BPRaio e anuncia construção de nova delegacia 24h em Maranguape

18 de novembro de 2017 - 14:58 # # # # # # #

Thiago Sampaio - Repórter
Tiago Stille - Fotos

São 37 homens que passaram por um treinamento especial, a chamada “Doutrina Raio”, para atuar no combate ao crime

A comerciante Meire Chaves de Araújo acompanhava alegre o evento ao lado do neto Edkelson, que montava a moto do pai. Ela tinha motivos para isso, afinal, o filho dela, o tenente coronel José Edikelson Chaves, assumia a responsabilidade de comandar o Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) de Maranguape. “Estou me sentindo muito orgulhosa pois sei o quanto ele batalhou para chegar aqui. Ele comandar o Raio aqui é um reconhecimento ao trabalho e o esforço dele. Com certeza a população se sente mais segura com a presença do Raio. Fazia muito tempo que todos pediam por isso. Agora, o Raio veio para ficar”.

Dando continuidade ao compromisso de instalar o BPRaio em todas as cidades com população acima de 50 mil habitantes, o governador Camilo Santana entregou na manhã deste sábado (18) o efetivo no município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza. São 37 homens que passaram por um treinamento especial, a chamada “Doutrina Raio”, para atuar no combate ao crime, 16 motos e uma viatura 4X4 específica para a atuação na cidade. O investimento é de cerca de R$ 900 mil em veículos e equipamentos.

São 37 homens que passaram por um treinamento especial, a chamada “Doutrina Raio”, para atuar no combate ao crime

Durante o evento, o chefe do Executivo anunciou vários benefícios para o município, incluindo uma nova delegacia 24h. “Quero falar do meu carinho por Maranguape. Temos muitas parcerias com a prefeitura, incluindo uma Areninha. Em breve, faremos a reforma da estrada que vai até Serra Grande e finalmente vamos concluir a obra do Anel Viário. Estou autorizando agora a construção de uma delegacia 24h, toda nova, do porte que a cidade merece. Estou comprando armas, dois helicópteros da Alemanha e um ficará aqui na Região Metropolitana. E outra novidade que anunciei na semana passada para Maranguape é um novo sistema de monitoramento por câmeras. Não tenham dúvidas que iremos trabalhar para que o Ceará um dia tenha a melhor segurança pública do país”.

O patrulhamento vai atuar com o intuito de formar um “cinturão” de segurança em toda a RMF. Um diferencial de Maranguape é que a cidade também vai receber uma sede exclusiva do Batalhão de policiamento motorizado, que recebeu a visita do governador pela manhã após a tradicional desfile dos policiais do BPRaio com seus respectivos veículos e armamentos.

O secretário da Segurança, André Costa, elogiou o trabalho dos policiais do Estado e fez o apelo para a população contribuir com o trabalho que vem sendo desenvolvido. “Quero agradecer ao governador por essa parceria, por esse efetivo de 37 policiais que vão reforçar o policiamento da cidade. E principalmente quero agradecer pelo trabalho desempenhado pela polícia. Só este ano foram apreendidas 75 armas de fogo em Maranguape. Esta semana apreendemos duas metralhadoras na Pajuçara. Estamos atuando com muita firmeza, todos estamos empenhados em fazer o melhor por vocês. Peço a vocês que ajudem a polícia, registrem Boletim de Ocorrência, pois vamos vencer essa batalha com o apoio de todos vocês”.

O reforço do BPRaio integra a segunda fase de ampliação do batalhão especializado. Nesta etapa, o cronograma já contemplou Maracanaú e Caucaia, ao passo que o efetivo da Capital terá sua capacidade operacional dobrada.

 

São 37 homens que passaram por um treinamento especial, a chamada “Doutrina Raio”, para atuar no combate ao crime

Estiveram também presentes na solenidade o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Ronaldo Viana; o Comandante do BPRaio, Tenente Coronel Márcio Oliveira; o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Heraldo Pacheco; o chefe da Casa Militar, Coronel Túlio Studart; o perito geral da Pefoce, Ricardo Macêdo; os deputados estaduais Leônidas Cristino que André Figueiredo; os deputados estaduais Tin Gomes, Lucílvio Girão, Júlio César Filho, George Valentim e Walter Cavalcante; o prefeito de Maranguape, João Paulo Xerez; entre outras autoridades.

Duplicação da capacidade operacional em Fortaleza

Foram instaladas equipes, em outubro e novembro, em três grandes regiões de Fortaleza: Parangaba, Messejana e Vila Velha. Um incremento de 104 policiais, divididos em 14 equipes, com 56 motos e duas viaturas 4×4 exclusivas e mais de R$ 2,8 milhões investidos pelo Governo na aquisição de veículos e equipamentos. Em abril do próximo ano, uma nova leva de 202 policiais também reforçará o grupamento na Capital, dobrando o efetivo operacional do Batalhão. Com os 104 novos profissionais já são mais de 600 policiais do BPRaio apenas em Fortaleza.

São 37 homens que passaram por um treinamento especial, a chamada “Doutrina Raio”, para atuar no combate ao crime

Interiorização

A interiorização do BPRaio, que antes só existia na capital cearense, iniciou na gestão Camilo Santana com a instalação de batalhões responsáveis por centralizarem as ações em nove grandes regiões do Estado. Neste sentido, receberam unidades as cidades de Juazeiro do Norte (Cariri), Sobral (Região Norte), Itapipoca (Litoral Oeste), Iguatu (Centro-Sul), Crateús (Sertão de Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns), Quixadá (Sertão Central), Russas (Vale do Jaguaribe) e Canindé (Sertão de Canindé).