Juventude em Ação: mobilizadores sociais multiplicam conhecimentos

30 de novembro de 2017 - 16:52 # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

Estudantes de escolas beneficiadas com o JA levam informações para jovens de outros estabelecimentos de ensino

Programa de valorização da vida, com ênfase na prevenção ao uso / abuso de drogas, o Juventude em Ação (JA) é desenvolvido em escolas de ensino médio da rede pública estadual por iniciativa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD). O JA tem alcançado um número cada vez maior de jovens graças às ações voluntárias, mantendo a consonância com a cultura cearense da solidariedade. Com o apoio de gestores e professores, lideranças estudantis levam para jovens de escolas circunvizinhas informações desprovidas de preconceitos sobre o cuidar de si e do outro, promovendo o resgate do ser pensante, atuante, que age e reflete, rompendo com a crença de que as dificuldades pessoais, familiares e sociais e o envolvimento com drogas são intransponíveis.

O instrumento de apoio dos alunos mobilizadores sociais é o jogo interativo Na Trilha da Prevenção, que proporciona reflexões sobre a temática das drogas. Nesta terceira edição do JA foram realizadas, aproximadamente, quatro mil partidas do jogo, envolvendo cerca de 15 mil jogadores, sobretudo jovens.

Durante essa semana, estudantes da Escola Maria Amélia, em Juazeiro do Norte, estiveram na Escola João Alecanxar de Figueiredo, enquanto alunos da Escola Valdo Ribeiro, de Fortaleza, foram à Escola Flávio Marcílio. Já alunos da Escola Profissional Amélia Figueiredo, em Iguatu, realizaram ação multiplicadora do saber na Escola Adail Barreto.

A gerente do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / JA, Miriam Barreto, destaca a multiplicação de conhecimentos a partir da aplicação do jogo retrô Na Trilha da Prevenção, que proporciona a discussão de mitos e verdades sobre as drogas.

Atualmente, são mais de 600 estudantes mobilizadores sociais que estão proporcionando a multiplicação do saber. A atividade gera a operação de uma verdadeira liga de prevenção às drogas, colaborando para que os jovens reconheçam suas competências, validem suas habilidades e construam histórias de sucesso e superação.

Em sua terceira edição, o programa JA, em todas as suas fases, está sendo desenvolvido em 25 escolas de oito municípios cearenses – Capistrano, Horizonte, Maracanaú, Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Quixeramobim e Iguatu- , beneficiando, diretamente, cerca de 9.500 estudantes. As atividades são efetivadas em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc).

Juventude em Ação

O Juventude em Ação proporciona, entre outros benefícios, o favorecimento do protagonismo juvenil nas comunidades, a conscientização sobre direitos e deveres na direção de ações proativas e cidadãs e a socialização de conhecimentos sobre drogas e seus efeitos para a saúde física, mental e social.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, destaca que o Ceará é o Estado pioneiro no Brasil na aplicação de um programa de prevenção voltado, exclusivamente, para estudantes do ensino médio, incentivando o protagonismo juvenil no âmbito da prevenção ao uso de drogas.