Juventude em Ação: segue a maratona de encerramento do programa em 2017

15 de dezembro de 2017 - 15:18 # # #

Fernando Brito - comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito @spd.ce.gov.br

Em sua terceira edição, programa alcançou cerca de 9.500 estudantes cearenses

A maratona de encerramento do programa de prevenção às drogas Juventude em Ação (JA) nas escolas da rede pública estadual beneficiadas em 2017 segue neste mês de dezembro. Por último, as atividades conclusivas ocorreram em três estabelecimentos de ensino.

A programação festiva, com ênfase no protagonismo juvenil no âmbito da prevenção às drogas, aconteceu na Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) São Francisco de Assis, no Grande Bom jardim, em Fortaleza; EEEFM Assis Bezerra, no município de Quixeraxamobim, no Sertão Central; e na EEM Walderi Machado de Almeida, no município de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Recheada de música e números de dança, a programação incluiu, ainda, sorteios de prêmios variados para os jovens e a entrega de troféus às equipes vencedoras da gincana cultural do JA em um cada estabelecimento.

A equipe do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / JA da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SDP), que tem à frente psicóloga Miriam Barreto, acompanhou as atividades artístico-culturais. Posteriormente, realizou uma avaliação dos resultados do JA.

Em Quixeramobim, o evento na EEFM Assis Bezerra ocorreu no domingo, 11, e contou com a presença da secretária Executiva da SPD, Tamara Holanda. A gestora destacou o entusiasmo dos jovens no envolvimento com o JA, desenvolvendo uma expressiva ciranda de prevenção às drogas e apresentando uma série de saberes apreendidos a partir da discussão ampla da temática ‘drogas’.

Desenvolvido pela SPD desde 2015, o JA está beneficiando, este ano, cerca de 9.500 jovens matriculados em 25 escolas da rede pública estadual de oito municípios cearenses. O programa é voltado, exclusivamente, para estudantes do ensino médio.

Juventude em Ação

O Juventude em Ação envolve a realização de uma série atividades educativo-informativas sobre prevenção às drogas a partir da aplicação do jogo retrô ‘Na Trilha da Prevenção’, com ampla participação dos estudantes das escolas selecionadas em cada localidade cearense.

A implementação do programa inclui, também, oficinas de capacitação e rodas de conversa entre profissionais de educação, familiares e lideranças locais. Os benefícios são multiplicados com a formação de grupos de adolescentes voluntários.

Através do JA, a SPD objetiva a diminuição da iniciação e do uso contínuo de drogas lícitas e ilícitas entre os estudantes. Além disso, o programa contribui para a conscientização sobre direitos e deveres na vida cotidiana na direção de ações proativas e cidadãs.

O JA também fortalece competências, potencialidades e habilidades para a vida por parte dos jovens, bem como a cooperação entre famílias, lideranças comunitárias e gestores e professores das escolas na ampliação de vínculos saudáveis e de relações de entre-ajuda.