Mais de 2 mil internos participam de exame para certificação escolar

18 de dezembro de 2017 - 14:38 # # # # #

No ano de 2017, a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) investiu fortemente na educação como caminho para a ressocialização. A adesão dos internos foi positiva, e nos próximos dias 19 e 20 de dezembro, 2.190 alunos de 69 unidades prisionais cearenses participarão do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL).

A avaliação é dividida em quatro provas objetivas, divididas por nível de ensino, e uma redação. Cada prova tem 30 questões de múltipla escolha e a nota final pode ser utilizada para certificação no ensino fundamental ou médio. Para participar do Encceja PPL, os candidatos à certificação do ensino fundamental devem ter pelo menos 15 anos completos, e os do ensino médio, 18 anos.

No ano de 2016, os certificados podiam ser obtidos pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A separação das provas a partir desse ano permite que os conteúdos sejam nivelados de acordo com o nível de aprendizado de cada fase.

O assessor educacional da Sejus, Rodrigo Moraes, destaca a preparação dos estudantes e as possibilidades que o exame proporciona a eles: “Durante o mês de novembro, nossos candidatos foram preparados através de aulões com conteúdos específicos do exame, que, além de ampliar os horizontes dos internos através da educação, aumenta as chances de ingresso no mercado de trabalho pela certificação”, afirma.

Confira o cronograma do Encceja PPL:

Ensino Fundamental

19/12

Prova I – Ciências Naturais;

Prova II – História e Geografia;

Prova III – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;

Prova IV – Matemática.

Ensino Médio

20/12

Prova I – Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

Prova II – Ciências Humanas e suas Tecnologias;

Prova III – Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação;

Prova IV – Matemática e suas Tecnologias.