Governo do Ceará lança Bilhete Único Metropolitano no Cariri

30 de dezembro de 2017 - 10:56 # # # # #

Nívia Uchôa Fotos

Em Juazeiro do Norte, nesta sexta-feira (29), o governador Camilo Santana lançou pacote de benefícios para a população deste município, Crato, Barbalha e Missão Velha. Agora os passageiros dessas cidades podem contar com Bilhete Único Metropolitano do Cariri, que dá o direito com única passagem de ônibus transitar nos quatro municípios.

Na mesma solenidade, governador Camilo também assinou o convênio com a Prefeitura de Juazeiro do Norte para reforma da praça Padre Cícero, e ainda assinou a ordem de serviço do letreiro a ser instalado na Colina do Horto. O governador também comentou parceria com o prefeito Arnon Bezerra para a construção do teleférico e a requalificação do Parque Ecológico de Juazeiro. O evento aconteceu na praça Padre Cícero, que recebeu muita gente.

“É um grande benefício. Vai ajudar muitos os trabalhadores e estudantes de baixa renda que precisam diariamente se deslocar entre essas cidades, seja para trabalhar ou estudar”, disse o estudante Daniel Santos Pereira, de 18 anos, que aproveitou a oportunidade para se cadastrar no Programa Bilhete Único.

Em sua fala o governador Camilo Santana lembrou aos presentes que com a implantação do Bilhete Único do Cariri, os passageiros que utilizarem as linhas de ônibus metropolitanas pagarão uma única tarifa quando fizerem a integração com outras linhas metropolitanas e também quando fizerem a integração com as linhas de ônibus urbanas de Juazeiro do Norte. “Quando da minha campanha em 2014 prometi fazer a integração do Bilhete Único, fiz primeiro em Fortaleza e Região Metropolitana e agora estou trazendo para o Cariri”, disse o governador. O intervalo para realização da integração é de até duas horas.

Já o superintendente do Detran, Igor Ponte explicou que ao embarcar no 1º ônibus, o passageiro deverá apresentar o Bilhete Único Metropolitano do Cariri. O pagamento da tarifa é feito normalmente nesta primeira viagem. Após o embarque no primeiro ônibus, ele tem até duas horas para embarcar no próximo ônibus e apresentar o seu Bilhete Único. No momento em que ele utiliza o Bilhete Único no 2º ônibus, realizará a integração dessas viagens sem pagara nova tarifa, viajando gratuitamente neste último percurso.

O serviço será ofertado em linhas metropolitanas e urbanas:

I – Linhas Metropolitanas – Aquelas que interligam os municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Missão Velha
II – Linhas Urbanas – Aquelas que interligam os bairros da Cidade de Juazeiro do Norte

Praça Padre Cícero

A segunda ação apresentada foi a reforma da Praça Padre Cícero. Nela, o Estado e prefeitura investirão cerca de R$ 3,5 milhões. A obra tem início previsto para o dia 8 de janeiro e levará aproximadamente 10 meses para ser entregue a população. A principal praça de Juazeiro do Norte vai receber novo piso, novos boxes e nova urbanização.

“Sou frequentador desta praça há mais de 40 anos. Estava precisando de uma reforma. O local é frequentado por muita gente, principalmente por turistas e romeiros. Essa reforma é necessária, pois aqui é o principal ponto de encontro da cidade”, afirmou o comerciante Expedido Costa, de 74 anos.

Por último, o governador Camilo Santana anunciou a licitação do letreiro “Juazeiro, Capital da Fé”, que será fixado na Colina do Horto com ampla visão de vários municípios da região. “Trata-se de um cartão postal que a cidade vai ganhar e com certeza vai agradar não só aos juazeirenses como a todos os romeiros que passem por Juazeiro durante o ciclo das romarias”. A obra será construída com recursos próprio so Tesouro do Estado e está avaliada em pouco mais de R$ 1,5 milhão.