Balanço 2017: Hospital Regional Norte atende 52 mil pacientes na emergência

8 de janeiro de 2018 - 16:23 # # #

Thiago Conrado - Assessoria de Imprensa do HRN

O Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, do Governo do Ceará, é referência em pediatria, otorrinolaringologia e cirurgias torácicas e vasculares. Com emergência 24 horas, pacientes com doenças de média e alta complexidade, dos 55 municípios da macrorregião Norte do Ceará, são atendidos no hospital terciário, como o agricultor Francisco Alves dos Santos, 60, do município de Acaraú.

Francisco deu entrada no HRN, no último dia 18, e foi submetido a uma laparotomia exploradora (abertura do abdômen) para tratar um abscesso hepático, que ocorre quando um tecido com pus atinge o fígado. “Posso dizer que o atendimento foi ótimo. Cheguei aqui num estado delicado, quase sem vida. Nem lembro direito como cheguei. E hoje, graças a Deus, estou me recuperando bem da cirurgia”, disse.

O agricultor foi um dos 52 mil pacientes atendidos na emergência do Hospital Regional Norte em 2017. No mesmo ano, o HRN também realizou 11.715 internações, 8.852 cirurgias, 9.200 atendimentos ambulatoriais e mais de 490 mil exames laboratoriais e de imagem. Já o Banco de Leite Humano do HRN, entre janeiro e dezembro, atendeu 288 mães doadoras de leite materno, beneficiando 684 bebês com 237 litros de leite humano pasteurizado.

A população é atendida em diferentes especialidades como cirurgias geral, vascular e endovascular, clínica médica, endoscopia alta e baixa respiratória, neurocirurgia, neonatologia, otorrinolaringologia, obstetrícia, radiologia e pediatria, No Centro de Atenção à Saúde Reprodutiva da Mulher, a obstetrícia dispõe de 33 leitos, sendo cinco no Centro de Parto Normal, cinco na Unidade de Cuidados Obstétricos e 23 na Clínica Obstétrica.

Mais de 1.500 crianças nasceram no HRN em 2017. “O atendimento que tivemos aqui foi ótimo. Passei apenas três dias contando com o dia em que ele nasceu”, afirmou a dona de casa Francisca Sandra Farias, 38, que deu à luz ao Artur, em 19 de dezembro. “Não temos do que reclamar. Foi nota dez do início ao fim”, ressaltou o marido Pedro Balbino. Na sexta-feira, 5, o casal retornou para uma consulta de retorno com um médico obstetra no Centro de Assistência à Saúde Reprodutiva da Mulher do HRN.