Balanço 2017: Governo investe no esporte para os cearenses

9 de janeiro de 2018 - 15:54 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesporte - 3101.4415 / 98732.1976
Tiago Stille - Foto

O ano de 2017 foi muito produtivo no esporte. Um ano em que o Governo do Ceará fez investimentos maciços especificamente nessa área, objetivando uma ocupação salutar da juventude e contribuindo para o combate à violência, bem como para o estímulo geral da atividade esportiva em todo o Ceará.

Uns dos grandes destaques do ano passado foram as ordens de implantação de 49 Areninhas, equipamentos que serão distribuídos em 44 municípios acima de 50 mil habitantes localizados na Região Metropolitana de Fortaleza e no Interior. Cada obra custará aproximadamente R$ 1,7 milhão, ou seja, um investimento de quase R$ 70 milhões do Governo.

Além disso, também foi aprovada a licitação dos Campinhos Sesporte, que são equipamentos multifuncionais que possuem toda a estrutura de uma Areninha, mas com dimensões menores. Em cada um dessas estruturas, a Secretaria do Esporte do Estado implantará seus programas, como o Esporte em 3 Tempos, que atenderá diretamente 800 crianças e adolescentes com atividades esportivas e discussões sobre temas relevantes para a sociedade como o combate a violência, saúde, educação, etc.

A Sesporte coletou e protocolou mais de 50 projetos solicitando o recurso da Lei de Incentivo ao Esporte Estadual. Além disso, o Programa Ceará Atleta – Bolsa Esporte, entre os meses de agosto e dezembro de 2017, concedeu cerca de 2.000 bolsas.

CFO

Já o Centro de Formação Olímpica (CFO), que é o principal equipamento esportivo da Sesporte e um dos maiores complexos esportivos da América Latina, recebeu 65 eventos em 2017, de nível local, estadual, nacional e internacional. Ao todo, 17.000 atletas participaram das competições, com um público superior a 90.000 pessoas. Das 26 modalidades olímpicas e paralímpicas, 19 foram praticadas no CFO.

Outras estruturas esportivas que ganharam destaque em 2017 foram as Vilas do Esporte e Lazer, localizadas na Messejana, Canindezinho, Conjunto Ceará e Genibaú. Cerca de 55 mil pessoas, entre julho e novembro, utilizaram os equipamentos para praticar alguma atividade.

“O ano de 2017 foi muito movimentado e proveitoso para o esporte no Estado do Ceará. O governador Camilo Santana elegeu o esporte como prioridade e como um instrumento importante de combate à violência e de estímulo para a juventude cearense. Nós temos muitos projetos ainda, como os Campos do Ceará, que são kits que darão um tapa no visual dos campos de várzea pelo o interior do Estado; assim como o Campeonato Intermunicipal que voltará com força total, reunindo equipes de futsal, futebol de campo, basquete e vôlei. Outro ponto muito importante foi a reaproximação com as entidades esportivas. Dito isso, nós temos certeza de que 2018 será um ano marcado por muito mais ações”, declarou o secretário do Esporte, Euler Barbosa.

 

 

Ouça

O secretário do Esporte, Euler Barbosa, destacou o programa de implantação de areninhas e campinhos nos municípios cearenses.

A Sesporte coletou e protocolou mais de 50 projetos solicitando o recurso da Lei de Incentivo ao Esporte Estadual. Euler Barbosa ponderou a relevância da iniciativa para o desporto cearense.

O secretário Euler Barbosa finalizou pontuando alguns projetos que devem entrar em ação no ano de 2018 para continuar fomentando a prática esportiva.