Ceará Sustentável: Sema recebe primeira reunião ordinária do GT de Meio Ambiente

18 de janeiro de 2018 - 16:41 # # #

Demétrio Andrade - Assessor

O Grupo de Trabalho (GT) Meio Ambiente, do Pacto por um Ceará Sustentável, realizou na tarde de quarta-feira (17), a sua primeira reunião ordinária. O encontro aconteceu na sede da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza. Os representantes dos diversos órgãos e instituições, integrantes do GT e participantes do encontro, foram recebidos pelo secretário Artur Bruno.

“Foi a primeira reunião do nosso grupo. Nós discutimos a metodologia dos trabalhos. Vamos focar no território, especificamente, em três micros bacias do Rio Banabuiú, e isso vai ser no Ceará Sustentável como um todo”, explica Artur Bruno. “A ideia é desenvolver programas e projetos em uma área específica, onde todos vão integrar suas políticas e suas ações”.

Diálogo

“São cinco grupos de trabalho, no contexto dos eixos temáticos do Pacto por um Ceará Sustentável: Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Saneamento Básico, Desenvolvimento Rural e o de Energias Renováveis. A Sema vai sediar o de Meio Ambiente.”

Na oportunidade, o representante da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), Nicolas Arnaud Fabre, e também, secretário executivo do Ceará Sustentável, destacou a importância dos grupos temáticos manterem um diálogo.

“Cada entidade contribui para os cinco eixos. A interseção e a conversão estão na filosofia do Pacto. Trabalhar de forma integrada, acaba potencializando a eficiência das ações e isso garante a construção de um nova plataforma de desenvolvimento sustentável”, disse, destacando que o Ceará Sustentável objetiva a atuação articulada entre órgãos públicos estaduais, municipais e federais, além de instituições da sociedade civil, para elaboração de políticas de gestão ambiental integradas, focadas na convivência com o semiárido, saneamento básico e energias renováveis.

Encaminhamento

Como encaminhamento, ficou estabelecido que todos os participantes do encontro – foram 25, de secretarias, órgãos, sociedade civil organizada, universidades – vão enviar, até o dia 26, para a Secretaria Executiva do Ceará Sustentável, as suas ações e políticas, voltadas para essa micro região.

Segundo, o anfitrião do GT, secretário Artur Bruno, a segunda reunião acontece no próximo dia 29, também na SEMA, “onde vai ser apresentado um quadro para verificação da convergência e interseções dessas políticas e ações. O documento será enviado ao Governador Camilo Santana, para uma futura reunião com todo o comitê – são 53 entidades – para aprovar a metodologia do trabalho e foco no Ceará Sustentável.”

Sobre o Pacto

O Pacto por um Ceará Sustentável foi estabelecido para assegurar a sustentabilidade e a justiça socioambiental e econômica, composto pelas diferentes esferas e instâncias envolvidas na gestão dos recursos naturais e na promoção do desenvolvimento do Estado. O comitê é constituído pelas secretarias de Recursos Hídricos (SRH); Meio Ambiente (Sema); Desenvolvimento Econômico (SDE); Desenvolvimento Agrário (SDA); Cidades (SCidades); Educação (Seduc); Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece); Saúde (Sesa); Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa); Ministério Público; Assembleia Legislativa; Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece); Ministério Público Federal; Universidade Federal do Ceará (UFC); Superintendência Federal de Agricultura (SFA); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (Dnocs); Ministério Público Federal; além das diversas instituições da sociedade civil.