Metrô de Fortaleza terá reforço na limpeza dos trens a partir de fevereiro

19 de janeiro de 2018 - 16:30 # # # #

Pedro Alves - Cia Cearense de Transportes Metropolitanos
imprensa@metrofor.ce.gov.br
85 996047697 | 85 988144420 | 85 31017115
Tiago Stille - Fotos

O Metrô de Fortaleza contará, a partir de fevereiro, com equipe de limpeza exclusiva para seus trens. Por meio de empresa contratada pela Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, funcionários realizarão limpeza dentro dos vagões, durante o horário de operação​. O​​utra equipe realizará os serviços mais pesados e detalhados após encerramento da operação com passageiros.

No total, 12 profissionais serão destinadas para a limpeza dos Trens de Unidade Elétrica (TUEs), incluindo as equipes diurna e noturna. Atualmente, os trens são higienizados por equipes da zeladoria das estações. Com equipe exclusiva para limpeza dos trens, a expectativa é de maior eficiência e agilidade no serviço.

A limpeza detalhada dos veículos acontecerá no Centro de Manutenções Vila das Flores, em Pacatuba – local para onde os trens são levados, diariamente, após encerramento do horário de operação, às 23h. Nesta fase, será feita a retirada de sujeiras no salão de passageiros, remoção de chicletes ou outros detritos incrustados no piso, e a lavagem de inscrições de caneta nos bancos e revestimentos. Os serviços de limpeza incluirão, também, a varredura e a lavagem do piso, aspirar a espuma formada no chão, e cuidar da limpeza interna e externas dos vidros.

Fique ligado

A manutenção da limpeza nos vagões, cadeiras, vidros e estações do metrô é um papel também dos passageiros. Não jogue papéis, embalagens, chiclete ou restos de alimento no chão. Utilize as lixeiras nas estações ou guarde seu lixo no bolso ou na mochila, até chegar em casa. Não risque os bancos do metrô nem as paredes dos vagões. Se presenciar algum ato dessa natureza, chame um segurança ou agente de estação. O compromisso dos passageiros com a preservação do patrimônio é fundamental para a prestação de um serviço cada vez melhor.