Consumo de gás natural cresce 17,1% em janeiro no Ceará e Cegás tem o melhor desempenho mensal da história

7 de fevereiro de 2018 - 11:28 # # #

Paulo Mota - Ascom / Cegás
Larissa Dornelles - Foto

No mesmo período, o maior crescimento ocorreu no segmento industrial com 21,9%

Em janeiro de 2018, o consumo de gás natural no Ceará apresentou um crescimento de 17,1%, comparado ao mesmo mês do ano anterior. Foram consumidos 503.393 metros cúbicos/dia, ante 429.736 metros cúbicos/dia no mesmo mês de 2017. Este foi o primeiro mês que a Companhia de Gás do Ceará (Cegás) vendeu acima de 500 mil m³/dia, em média, e representou o melhor desempenho mensal da história da Cegás.

O crescimento maior ocorreu no segmento industrial. Neste segmento, o levantamento da Cegás registrou um crescimento de 21,9%, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram consumidos 296.563 metros cúbicos/dia ante 243.193 metros cúbicos/dia no mesmo mês de 2017.

O diretor Técnico e Comercial da Cegás, Fabrício Bomtempo, diz que o aumento do consumo de gás natural neste segmento é reflexo da retomada do crescimento econômico no país e da entrada na Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) na carteira de clientes da Cegás.

No consumo residencial, o segmento teve um crescimento de 19,36% em janeiro de 2018, em relação ao mesmo período do ano passado. O consumo de gás natural aumentou também em 14,3% no segmento comercial, que é formado por restaurantes, pousadas, hotéis e padarias.

O gerente comercial da Cegás, David Barbosa, afirma que o crescimento destes dois segmentos é consequência do aumento da procura de gás natural devido as constantes altas no preço do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).

No segmento automotivo, o consumo de Gás Natural Veicular (GNV) subiu 10,61% em relação a janeiro de 2017. “O uso de GNV segue em crescimento, tanto no acumulado do ano de 2017 como em relação ao mês de janeiro, reflexo da percepção do consumidor sobre a economia que o GNV traz para o orçamento das famílias e também empresas que utilizam o combustível em frotas”, diz o presidente da Cegás, Hugo Figueirêdo.

Cenário

As vendas de GNV no Ceará avançaram 9,68% em 2017 em comparação a 2016. No ano passado foram comercializados 67,18 milhões de metros cúbicos (m³) de GNV, contra 61,25 milhões de metros cúbicos no ano anterior.

Ao projetar o cenário de atuação da Cegás para 2018, o presidente diz que a empresa pretende manter a “expansão continuada em sua rede de distribuição, e vamos continuar participando de grandes projetos do Estado do Ceará. Em breve, vamos inaugurar nosso fornecimento de gás natural renovável no aterro de Caucaia. É um projeto pioneiro no Brasil”, diz.

“Fizemos um planejamento estratégico da Cegás que previa o crescimento do consumo de gás natural no Estado e isso está se confirmando na realidade do dia a dia”, disse Figueirêdo.

A Cegás é uma empresa de economia mista e foi constituída em 1993 com a missão de fornecer Gás Natural canalizado e soluções energéticas para o desenvolvimento do Ceará. Com uma rede de gasodutos espalhados pelo Estado, a Cegás fornece essa importante fonte de energia para indústrias, comércios, veículos e residências.