Novos equipamentos reforçam trabalho das forças de segurança do Ceará durante Carnaval 2018

7 de fevereiro de 2018 - 19:20 # # # # #

Assessoria de Comunicação da SSPDS
ascom@sspds.ce.gov.br
(85) 3101 6517/6519

A operação das forças de segurança do Ceará para o período do Carnaval deste ano ganhará reforço no efetivo e o apoio de novos equipamentos adquiridos pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Ao todo, serão distribuídos 5.953 agentes da segurança pública em todas as 22 Áreas Integradas de Segurança (AIS) do Estado, um aumento de 89,5% em relação ao efetivo que atuou no ano passado, quando foram empregados 3.140 profissionais da segurança. Serão 4.944 policiais militares, 285 policiais civis, 596 bombeiros militares, 63 servidores da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e 65 servidores da SSPDS em cada dia da operação. Novas viaturas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros atuarão nos seis dias do período carnavalesco, além disso, serão utilizados jet skis e desfibriladores para os atendimentos bombeirísticos.

“Essa é a maior operação da segurança pública do Ceará tanto em termos de efetivo, em recursos empregados, como também em abrangência territorial. Neste ano, em comparação ao ano passado, nós temos 14 municípios a mais que promoverão festas durante o Carnaval. A gente espera ter um carnaval mais seguro, onde as pessoas possam realmente ter seu lazer e se divertir”, comentou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, em coletiva de imprensa para divulgar os detalhes da Operação Carnaval 2018.

A operação terá início às 18 horas desta sexta-feira (9) e se estenderá até as 6 horas da quarta-feira de Cinzas (14), com equipes em solo, no mar e no ar, 24 horas por dia. Duas Plataformas de Observação Elevadas (POEs), cada uma com 14 câmeras instaladas em uma torre 15 metros de altura, e quatro aeronaves, incluindo serviço de resgate aeromédico, estarão à disposição da população cearense. Os helicópteros estarão distribuídos nas três bases da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral. Em cidades litorâneas que costumam receber o maior número de pessoas e em regiões com lagoas e açudes, o Corpo de Bombeiros vai complementar o efetivo para atender ocorrências relacionadas ao resgate e salvamento de pessoas.

Outro benefício que a população vai poder contar durante o feriadão são as novas viaturas do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) e do Corpo de Bombeiros Militar. Adquiridas em dezembro do ano passado pelo Governo, os 40 veículos do modelo Troller, adaptados para andar na areia da praia, irão circular pela faixa litorânea fazendo policiamento e atendendo ocorrências nas praias com maior fluxo de pessoas. Além disso, as ambulâncias e as unidades operacionais do Corpo de Bombeiros serão equipadas com 42 desfibriladores para atendimento de emergência. Única corporação de Corpo de Bombeiros do Brasil a empregar os equipamentos em todas as unidades do Estado. A frota dos Bombeiros também fará uso de dois novos jetskis nas praias do Futuro, em Fortaleza, e do Icaraí, em Caucaia, para auxiliar nos trabalhos de salvamento e resgate.

Para o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, cel. Heraldo Pacheco, o foco da atuação dos bombeiros será no trabalho de prevenção aos afogamentos. “Estaremos nos locais onde há previsão de ter aglomeração de pessoas, com a presença de guarda-vidas, principalmente nos municípios litorâneos, como também no Interior do Estado, onde há festas próximas a açudes. Outra preocupação são as crianças. Pedimos àquelas famílias que vão para casas de praia, que tenham cuidado com os filhos em piscinas. Entendemos que o maior e principal guarda-vida das crianças são os pais. Iremos também distribuir pulseiras de identificação para que em casos em que crianças que se percam, elas tenham o contato do responsável junto ao corpo. Então, se forem tomar banho, tenham cuidado, e perguntem ao guarda-vidas como está a situação do mar e de açudes. Estaremos à disposição da população com mergulhadores e guarda-vidas durante todo o Carnaval”, pontua o comandante.

Estradas

Nas estradas estaduais, serão mobilizados 466 policiais militares lotados no Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE), que atuarão em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), que terá 250 agentes de trânsito reforçando as ações de fiscalização. O efetivo diário do BPRE trabalhará em 25 pontos fixos nas estradas, 65 postos avançados, 48 motos, 20 guinchos e 46 viaturas. As estradas cearenses serão monitoradas 24 horas por dia com apoio da Central de Monitoramento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), em Fortaleza. O sistema de leitura de placas de veículos estará em funcionamento em diversos municípios do Estado, indicando os veículos com restrição de roubo e furto.

Os núcleos da Pefoce na Capital, em Sobral, Juazeiro do Norte, Canindé, Quixeramobim, Iguatu, Tauá e Russas receberão reforço diário de 63 servidores. As cidades de Aracati e Guaramiranga também contarão com efetivo de peritos no Carnaval devido ao fluxo elevado de pessoas previsto para o feriadão.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social ressalta que não haverá alteração do efetivo ordinário da Polícia Militar em decorrência das movimentações dos efetivos das forças vinculadas designadas para a segurança do Carnaval 2018.

Monitoramento

Ao longo de toda a operação, o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) vai reunir todos os representantes das forças de segurança do Estado, além de integrantes de outros órgãos para fazer o acompanhamento das ações planejadas e as ocorrências em todo o Estado, em tempo real. O monitoramento será encerrado às 7 horas da quarta-feira (14).

Vigilância 24 horas

O Carnaval 2018 será o primeiro com monitoramento por câmeras em Aracati, município do Litoral Leste do Estado. Desde o mês passado, a cidade conta com um sistema de fiscalização de alta tecnologia, com foco no enfrentamento à criminalidade. Ao todo, 17 câmeras dispostas por pontos estratégicos da cidade auxiliarão o efetivo das forças de segurança do Estado no atendimento de ocorrências durante o feriado. Além disso, o reforço local também contará com a atuação do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio).

 

Ouça

O secretário da Segurança Pública, André Costa, falou sobre a atuação das forças de segurança durante a Operação Carnaval 2018.

Para o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, Cel Heraldo Pacheco, o foco da atuação dos bombeiros será no trabalho de prevenção aos afogamentos.

O Coronel Heraldo Pacheco reforça orientações aos foliões para evitar transtornos durante o Carnaval.